Em continuidade à formação de brigadas de combate aos incêndios florestais, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o Corpo de Bombeiros Militar realizam nesta semana (8 a 12), no município de Tabocas do Brejo Velho, no extremo oeste baiano, mais uma etapa do curso de formação de brigadistas voluntários.

Com duração de 40 horas, o treinamento faz parte da campanha Bahia sem Fogo, que acontece sempre no período que antecede à seca no interior do estado (julho a dezembro), quando é registrado o maior índice de queimadas. Neste mês também serão atendidos os municípios de Jaborandi, Iraquara e Lençóis.

Já foram contemplados, nesta etapa, Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Santo Amaro, Barreiras, Angical, Reduto Aticum (Indígena) e Santa Maria da Vitória. A meta em 2013 abrange as regiões oeste, Chapada Diamantina e semiárido.

Os participantes receberão orientações referentes ao comportamento do fogo, impactos ambientais dos incêndios florestais, noções de primeiros socorros, legislação ambiental, conhecimento e manuseio de equipamentos, entre outras. Serão palestrantes a técnica em fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim, o capitão Murilo Rocha e o tenente-coronel Miguel Filho, especialista em incêndios florestais.

Campanha

A Bahia sem Fogo é coordenada pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados durante o período de estiagem.

Cronograma do curso

8 a 12 – Tabocas do Brejo Velho
15 a 19 – Jaborandi
22 a 26 – Iraquara
29 a 02 – Lençóis