O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), está ampliando a capacidade laboratorial do órgão para uma prestação de serviço mais abrangente às empresas baianas. Para isso, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) repassou os equipamentos oriundos do extinto Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), que estavam sob sua responsabilidade.
Com a doação, o Ibametro passa a ter um moderno Centro de Laboratórios Metrológicos – o MetroLab -, reunindo um total de oito laboratórios de calibração, em espaço situado em sua sede do Centro Industrial de Aratu (CIA), em processo de preparação para receber os equipamentos.
Com a ação, o instituto poderá prestar um serviço completo aos clientes, favorecendo o fortalecimento da atividade empresarial. “Ampliaremos a oferta de serviços tecnológicos de calibração em grandezas de interesse do parque industrial regional. Com a potencialização dos nossos laboratórios, o Ibametro passará a desempenhar um papel ainda mais expressivo para a economia baiana”, afirma o diretor-geral, Osny Bomfim.
O acervo do Metrolab, variado e especializado, é composto de mais de 120 itens, incluindo coleções de padrões, instrumentos e equipamentos de calibração, potencializando ainda mais o Ibametro em Metrologia Científica e Industrial.