Mais 152 municípios do semiárido baiano receberam nesta segunda-feira (29) máquinas que serão utilizadas em ações de convivência com a seca. A entrega foi realizada pelo governador Jaques Wagner, no Parque de Exposições de Salvador. Com as 50 restroescavadeiras, 60 motoniveladoras e 42 pás-carregadeiras, as prefeituras poderão realizar obras de construção e limpeza de aguadas e barragens e implantação de estradas vicinais, beneficiando principalmente os pequenos agricultores.

O prefeito do município de Itagibá, Marcos Barreto, explica que há mais de um ano paga aluguel de uma pá-carregadeira para abrir estradas vicinais e fazer a limpeza de barragens. “O município tem mais de 800 mil quilômetros quadrados e há muita estrada vicinal para implantarmos, e alugar uma máquina como essa sai muito caro para a prefeitura, tornando o trabalho inviável. Com o equipamento nosso fica mais fácil trabalhar, beneficiando os pequenos produtores”, afirmou.

Clique aqui e confira a lista dos municípios contemplados

A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Paixão, afirmou que a prefeitura trabalhava com equipamento de 1962, que sempre apresentava defeitos. Para ela, uma retroescavadeira nova vai facilitar a construção de estradas e principalmente a implantação de poços e pequenas barragens. “Essas obras são essenciais para o nosso município. Fazer estradas e construir poços, cisternas e barragens ajudam os moradores a suportarem a seca que já nos castiga há um bom tempo”, ressaltou.

Plano de Convivência com a Seca

Esta é a terceira entrega de máquinas na Bahia e vai universalizar a doação de retroescavadeiras e motoniveladoras. Assim, todos os municípios baianos do semiárido receberão as máquinas. As pás-carregadeiras são entregues pela primeira vez.

A ação faz parte do Plano de Convivência com a Seca do Governo Federal em parceria com o Governo da Bahia, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento feito nas 152 máquinas é superior a R$ 46 milhões e vai beneficiar uma população rural de quase 1,5 milhão de pessoas. Desde o início do ano, foram entregues 688 máquinas aos municípios do semiárido. A previsão é, até o final do ano, entregar 1.600, com investimento de R$ 300 milhões.

De acordo com o governador Jaques Wagner, está previsto para o agosto, mais uma entrega de máquinas para municípios baianos. Dessa vez, serão doadas pás-carregadeiras, caminhão pipa e caminhão-caçamba. “Estamos nos esforçando para contribuir com os municípios mais carentes e que estão a seca que atinge a Bahia nos últimos dois anos. Essas máquinas representam muito trabalho que as prefeituras podem fazer para melhorar as condições dos municípios, minimizando os efeitos da estiagem”, enfatizou o governador.

Publicada às 10h05
Atualizada às 15h50