Cerca de oito toneladas de carne de frango apreendidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), foram entregues às Voluntárias Sociais da Bahia para distribuição entre as entidades carentes de Vitória da Conquista e Eunápolis.

Quarta-feira da semana passada (10), a Adab apreendeu três caminhões com cerca de nove mil aves, próximo ao município de Encruzilhada, Sudoeste do estado, e as encaminhou ao abate inspecionado em abatedouros frigoríficos de Conquista e Eunápolis.

As galinhas apreendidas estavam sendo transportadas sem documentação sanitária pertinente e Guia de Trânsito Animal (GTA), na divisa da Bahia com Minas Gerais. De acordo com o coordenador do Programa de Sanidade Avícola, Itamar Garrido, o local onde aconteceu a apreensão é utilizado como rota de desvio por ser uma estrada paralela à BR 116. “De acordo com informações cedidas pelos condutores, as cargas eram provenientes de São Paulo e seguiam para vários estados do Nordeste”, explica o fiscal.

As ações rotineiras de fiscalização móvel realizadas pela Adab buscam evitar a introdução de doenças e pragas na Bahia e o tráfego irregular de animais sem GTA. “O controle do trânsito de animais é fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado e a GTA permite rastreabilidade dos animais, evitando a introdução de doenças que coloquem em risco a população ou causem prejuízos aos produtores e demais segmentos econômicos”, orienta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.