As doenças sexualmente transmissíveis (DST) e o HIV, dois dos principais problemas que atingem as mulheres em situação de prisão, foram tema de uma palestra para 25 internas do Conjunto Penal Feminino, nesta segunda-feira (10). Na ocasião, cinco das detentas que estão grávidas receberam enxovais como parte do Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonata, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A ação faz parte das comemorações pela campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos, como destacou a coordenadora do programa, Tânia Nogueira. Segundo ela, a intenção é aproveitar o momento, e, em parceria com outras instituições e associações comunitárias, contribuir para a redução da morte materna na Bahia.
“Queremos que as mulheres gestantes tenham acesso ao pré-natal e ao planejamento familiar, por isso uma ação educativa dentro da instituição que também marca a comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos”, disse Tânia.
Planejamento familiar
Para a diretora do Conjunto Penitenciário, Luz Marina Ferreira Lima da Silva, é um dever alertá-las sobre os riscos de uma gravidez não planejada ou uma DST. “É um direito da interna ter visitas intimas, mas, isso não ocorre de forma aleatória. Elas fazem exames, consultas para saber sem têm uma DST, passam por tratamento e aí partem para o planejamento familiar e escolhem o método contraceptivo. As que estão grávidas já vieram assim, as outras estamos orientando”.
A detenta Creuza Gonçalves, 25, grávida de oito meses acredita que esta preocupação é um conforto. “O fato de estarmos reclusas não significa que não tenhamos de ser respeitadas, e ter esta atenção, este carinho, é muito bom”.
Enxoval
O Programa de Melhoria da Saúde Materna e Neonatal é realizado em parceria com órgãos governamentais e não governamentais, por meio de ações sócio-educativas voltadas às gestantes em situação de vulnerabilidade social. A idéia é incentivar à realização do pré-natal e a redução dos indicadores de morte materna e neonatal. Após o cumprimento das etapas do programa, a gestante é contemplada com enxoval para o bebê.