Os festejos do São João da Bahia vão fazer parte da programação da primeira edição do Salão Baiano de Turismo, no período de 17 a 19 deste mês, no Centro de Convenções, em Salvador, e para o qual já confirmaram presença o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, em Brasília, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Eles conhecerão a maquete da Bahia, com 125 metros quadrados, as exposições em homenagem ao ‘Centenário de Jorge Amado’ e ‘Saveiros da Bahia’, do artista plástico Bel Borba, além de pratos inusitados como pastel de jaca, preparados por 13 chefs de cozinha da área astronômica.

Quanto ao São João, serão apresentadas ao público em geral e mais de 170 agentes e operadores de viagem brasileiros e estrangeiros, várias atrações para mostrar porque é considerada a maior festa regional do país e também da cultura baiana.

Um dos principais momentos será o encontro de grandes nomes do forró baiano, que será realizado no primeiro dia do evento (17). Já está confirmada a participação dos forrozeiros Carlos Pitta, Del Feliz, Cicinho de Assis, Zelito Miranda, Adelmário Coelho, Virgílio, Val Macambira, Gereba e Léo Macedo. Juntos, eles farão show com uma hora de duração, das 19 às 20h. A apresentação será uma grande homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Arraiá

A noite também contará com uma exibição da quadrilha junina Asa Branca, às 20h40. O grupo, fundado por moradores do bairro do Cabula, é um dos mais premiados da Bahia. Entre os títulos já conquistados está o de tetracampeã do Concurso Regional de Quadrilhas, que incluiu agremiações de 25 municípios baianos.

O concurso é realizado todos os anos, numa parceria entre a Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa. O Salão estará aberto ao público das 14 às 22h, com acesso permitido mediante cadastramento pelo site.