As coordenadorias regionais de Polícia Técnica de Feira de Santana e Itabuna estão produzindo laudos definitivos de maconha e cocaína. As perícias, que antes eram realizadas na sede em Salvador, já acontecem nos próprios municípios, descentralizando a demanda da capital. Além das próprias cidades de Feira e Itabuna, as coordenadorias atendem as solicitações dos municípios compreendidos nas grandes regionais Recôncavo e Mata Sul, respectivamente.
Com a implantação da Cromatografia de Camada Delgada (CCD), método empregado na separação e identificação de substâncias diversas, tornou-se possível realizar o exame definitivo para identificar os princípios ativos de drogas de abuso conhecidas como maconha (THC–tetrahidrocanabinol), e cocaína (Benzoilmetilecgonina).
Celeridade
A implantação destes laboratórios – parte do projeto de interiorização da Polícia Técnica -, trará grandes benefícios para a população atendida. “O exame realizado na própria coordenadoria vai garantir maior celeridade de resposta à Justiça, que poderá apenar dentro dos prazos legais estabelecidos”, apontou João Assunção, diretor do Interior.
Estão em fase de capacitação para realização do exame definitivo, os peritos de Vitória da Conquista, Juazeiro, Irecê e Ilhéus. As coordenadorias também darão suporte aos municípios compreendidos nas grandes regionais Planalto, Nordeste, Chapada e Mata Sul, respectivamente. A próxima a inaugurar o serviço é Vitória da Conquista, que deve começar a atender no início de junho.