A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) começou a utilizar a internet para ajudar na localização de desaparecidos. Desde o início deste mês fotos de pessoas que têm paradeiro ignorado estão disponíveis no site do Disque Denúncia. A delegada titular da DPP, Juceli Rodrigues, informa que a medida está dando bons resultados. E exemplifica o caso de dois homens, portadores de deficiência mental, desaparecidos há cerca de um mês, que foram encontrados com ajuda do novo recurso.

Um jovem de 23 anos também foi devolvido à família um dia depois de ter a foto publicada no site. Ele desapareceu da casa de parentes, no Subúrbio Ferroviário, e foi localizado na Ribeira. Um morador do bairro preocupado em vê-lo vivendo nas ruas, decidiu procurá-lo via site, entrando em contato com a DPP ao reconhecê-lo. “Quando soubemos do paradeiro do rapaz, comunicamos à família, que foi ao seu encontro”, disse a delegada.

A outra situação envolve um homem de 67 anos, residente no bairro de Santa Mônica e desaparecido há um mês aproximadamente. Ele foi localizado em Arembepe, vivendo na praça principal do bairro e sendo alimentado por moradores do local. A delegada Juceli Rodrigues disse que o ancião não se recordava de nada do que havia acontecido nos últimos dias. “Mas o importante é que ele agora já se encontra seguro em casa novamente”.

Galeria 

As fotos de desaparecidos estão localizadas em uma galeria dentro do site do Disque Denúncia e trazem o nome, idade e sexo de cada um das pessoas ali expostas. Características físicas como cor da pele, dos cabelos e dos olhos, além de quando e onde a pessoa foi vista pela última vez e quais roupas trajava, também estão disponíveis.

A delegada explica que em caso de pessoa desaparecida retornar para casa, um familiar deve entrar em contato com a DPP para que as buscas sejam suspensas e a foto retirada do site. Também quem for registrar uma queixa de desaparecimento deve levar uma foto recente e um documento de identificação da pessoa procurada.

A unidade policial está localizada no 4º andar do edifício-sede do Departamento de Homicídios Proteção à Pessoa (DHPP), à Rua das Hortênsias, na Pituba. Informações sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas podem ser fornecidas pelo telefone (71) 3116-0000.