Iniciada no último mês de janeiro, a campanha ‘600 Corações’, uma ação do Hospital Martagão Gesteira (HMG), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), já realizou cirurgias cardíacas em 40 crianças com idade entre zero e 14 anos. Além das intervenções cirúrgicas, 77 crianças com algum tipo de cardiopatia foram avaliadas e, por motivos diversos, incluindo a constatação de não haver indicação cirúrgica, estão sendo acompanhadas em nível ambulatorial.
Assim, chega a 117 o número de crianças beneficiadas pela campanha, que foi lançada no final do ano passado, com a expectativa de realizar 600 cirurgias cardíacas no período de dois anos, cinco vezes mais do que o número realizado normalmente.
Na lançamento da campanha, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, assinou declaração de interesse para cessão de equipamentos ao Martagão Gesteira, credenciamento para o mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas e um convênio de cooperação para execução de reforma e reestruturação das instalações físicas da unidade hospitalar.
O mutirão de cirurgia cardíaca deverá custar cerca de R$ 12,7 milhões, número que fará diferença para muitas crianças, porque possibilitará ampliação do atendimento e realização dos procedimentos necessários em menor espaço de tempo.
Segundo o superintendente do Hospital Martagão Gesteira, Emanuel Melo, sem a parceria com o Governo do Estado, seria impossível realizar as cirurgias cardíacas. “O custo de uma cirurgia desta é alto e os recursos obtidos junto à iniciativa privada são insuficientes. Agora, o governo complementa a diferença entre o que seria pago pelo SUS e o custo real do procedimento”.
A cardiologista Renata Cruz, responsável pela campanha, explica que as crianças atendidas pelo projeto integram uma lista única, e são aquelas que estão internadas em hospitais e maternidades da rede própria da Sesab ou acompanhadas em ambulatórios diversos.
O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que atende exclusivamente na área de pediatria, contando com mais de 20 especialidades médicas. A unidade é referência no atendimento a crianças de zero a 14 anos e oferece tratamentos de alta complexidade como neurocirurgia, cardiologia e oncologia, chegando a receber cerca de quatro mil pacientes e realizar 700 cirurgias por mês.