Os empreendimentos solidários (cooperativas e associações produtivas) de moradores do bairro do Calabar, em Salvador, vão contar a partir de agora com o apoio do Governo do Estado por meio do Projeto Florescer – Fortalecendo Homens e Mulheres para o Desenvolvimento Local. Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), numa parceria entre os programas Vida Melhor Urbano e Pacto Pela Vida, o Florescer vai promover a inclusão produtiva, por meio da capacitação em técnicas gerenciais, apoio jurídico, contábil e de comercialização.

O programa, que surgiu das demandas apresentadas pela comunidade durante a instalação da Base Comunitária de Segurança, pretende ajudar pessoas com dificuldade de inserção no mercado de trabalho. “Seja pela baixa escolaridade, seja pela idade avançada essas pessoas têm dificuldade de arranjar um trabalho ou uma ocupação, mas precisam trabalhar para ajudar no sustento das famílias”, explica Fabiana Neves, coordenadora do Florescer.

Inclusão produtiva

Para realizar o projeto, foi firmado convênio com a Avante–Educação e Mobilização Social, organização não governamental que já atua na comunidade do bairro e entorno, promovendo inserção social por meio da capacitação para o trabalho. Duas cooperativas, uma voltada para o ramo da alimentação e outra do ramo de costura, já recebem o apoio do Florescer desde fevereiro.

Outro objetivo do Florescer é sensibilizar os moradores sobre a importância da organização associativa para a produção. Para isso está sendo realizado um trabalho de identificação de potencialidades e organização de novas cooperativas. Já existe um grupo de moradores querendo atuar na área da estética, a atividade é considerada forte no bairro e pode gerar mais uma cooperativa dentro do Florescer.

Segundo o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, a iniciativa, além de fomentar a inclusão produtiva, mostra que existe um compromisso do estado em continuar atuando nos bairros que receberam as bases comunitárias de segurança. “Essa ação é apenas uma parte do que tem sido feito em todos os bairros atendidos pelo Pacto. É importante, depois que chega a segurança, manter a atenção com a inclusão social e produtiva das pessoas”.

Mulheres 

O Calabar é o bairro de Salvador com maior número de mulheres chefes de família. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas estão à frente de 61% dos lares da comunidade. Diante dessa realidade, o Florescer ganha ainda mais importância, já que, entre os beneficiados, a maioria é de mulheres e as cooperativas atendidas realizam atividades que historicamente estão ligadas às mulheres, como costura e alimentação.

Outra característica que marca o programa é a intersetorialidade do projeto, que tem participação das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, além dos programas Pacto Pela Vida e Vida Melhor.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, a união dos esforços permite ampliação da capacidade dos projetos. “Essa dimensão de atuar em conjunto permite ao estado realizar programas de forma mais abrangente e com maior alcance social. O Fortalecer é um exemplo disso e esperamos que ele alcance muito sucesso”.