O secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, representou o governador Jaques Wagner, quarta-feira (21), na recepção oferecida à nova diretora do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Débora Wetzel, nos salões do Brasília Palace Hotel, na capital federal. Débora substitui Makhtar Diop, que foi designado vice-presidente do Bird para a África.
Gabrielli disse que a Bahia deseja ampliar a carteira de projetos junto ao Banco Mundial e já adiantou as conversas sobre o empréstimo de US$ 700 milhões que recebeu autorização para ser tomado pelo Governo do Estado, na última terça-feira, pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Os recursos resultantes da operação de crédito se destinam ao fortalecimento de programas estruturantes relativos aos esforços da inclusão social e produtiva, ao desenvolvimento de infraestrutura social, físico e institucional para o crescimento sustentável e ao fortalecimento do planejamento e gestão do setor público.
De acordo com o cronograma de desembolso, a liberação da primeira parcela do financiamento do Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico (Proinclusão), de US$ 350 milhões, acontece ainda este ano. A nova diretora do Bird ficou entusiasmada com o programa e afirmou que o banco deseja novas parcerias com a Bahia.