Para divulgar e dar instruções sobre a 1ª chamada do Calendário das Artes, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), promotora do edital, está realizando uma série de videoconferências. Duas sessões foram feitas no início de março, com participação de pessoas de toda a Bahia, e outros dois momentos de orientações serão realizadas nestas terça e sexta-feira (13 e 16), das 14h30 às 17h.
As videoconferências são gratuitas, abertas a qualquer interessado e conduzidas pela equipe da Funceb. Podem ser acompanhadas ao vivo pela internet ou em 34 pontos de exibição localizados na capital e mais 32 municípios baianos, incluindo o próprio local de gravação das palestras – o auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Além de apresentar os conteúdos que focam especialmente em como preencher o formulário de inscrição, único documento exigido para a apresentação de propostas, as videoconferências permitem o diálogo com os participantes, que podem tirar suas dúvidas. Isto é possível com o envio de perguntas pelo site, para aqueles que acompanharem via internet, ou pelos mediadores presentes nas salas de transmissão, para aqueles que comparecerem aos locais.
A série de videoconferências é realizada em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.
Calendário das Artes
Abrangendo as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas, o Calendário das Artes é um mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia. Concede prêmios de até R$ 13 mil e prioriza propostas oriundas ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural.
As inscrições para a primeira chamada desta edição 2012 estão abertas até 2 de abril, recebendo propostas de ações para serem iniciadas entre os dias 1º de junho e 31 de agosto deste ano. Serão no mínimo 42 contemplados, somando um investimento total de R$ 546 mil, com previsão de que sejam pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis macroterritórios da Bahia.
A avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, com concorrência e comissões de seleção específicas em cada macroterritório. O edital do Calendário das Artes, bem como seus anexos e orientações, está disponível no site da Fundação Cultural.