A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) abriu inscrições − até o dia 10 de outubro − para as novas turmas do programa ‘A Bahia é muito mais qualificação’. Nessa nova etapa da iniciativa, realizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) em parceria com a Uneb, estão sendo disponibilizadas 380 vagas, sendo 180 para motoristas de táxi, em Salvador, 100 para guias de turismo e 100 para condutores de lancha, em Morro de São Paulo.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uneb, com a colaboração do colegiado do curso de turismo e hotelaria (oferecido no campus I, em Salvador), está à frente da execução das atividades.

Em Salvador, os interessados devem efetuar as inscrições, gratuitamente, na sede da Proex, localizada no Conjunto Residencial Rio das Pedras, Quadra B, Lote 4, no bairro do Imbuí. Em Morro de São Paulo, as inscrições devem ser efetivadas na Secretaria de Turismo do município de Cairu. É necessária apenas a apresentação de documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Nos cursos, os profissionais serão capacitados sobre noções básicas de inglês, práticas de relações interpessoais, conscientização turística, ética e postura profissional, com carga horária que varia de 40 a 80 horas-aula. As aulas, que estão previstas para iniciar no dia 10 do próximo mês, em Morro de São Paulo, e dia 15, em Salvador, serão ministradas nos três turnos.

O programa, criado em 2008 pela Setur, conta com investimento total de R$ 760 mil, proveniente do Ministério do Turismo (Mtur). Até o final deste ano, o número de profissionais qualificados pela Uneb pode chegar a 5,8 mil.

Os cursos do programa já atenderam profissionais na capital baiana, e de cidades como Amargosa, Camaçari, Lauro de Freitas, Cairu, Paulo Afonso, Entre Rios, Ilhéus, Lençóis, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Santa Cruz Cabrália, tendo beneficiado diversas pessoas envolvidas com atividades turísticas, a exemplo de policiais militares, comerciantes (formais e informais), baianas de acarajé, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, barraqueiros de praia e trabalhadores de postos de combustíveis.