As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) vão oferecer, por intermédio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), cursos de camareira, garçom com inglês, panificação e operador de telemarketing. As aulas estão previstas para começar no início de outubro e quem tiver interesse em participar da capacitação deve procurar, com a devida antecedência, a associação do seu bairro.

A divulgação dos cursos foi feita na quarta-feira (21), no auditório das Voluntárias, durante ato que contou com a participação de mais de 30 lideres comunitários. Ao todo, serão oferecidas 120 vagas para os quatro cursos, sendo asseguradas às associações parceiras 30 vagas para cada curso, além de oito vagas no cadastro de reserva.

Segundo Juci Santana, supervisora dos cursos de qualificação da Setre, o objetivo dessa parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia é atender as associações parceiras das VSBA, para que elas possam oferecer à comunidade cursos de qualificação sem qualquer custo. Ela informou ainda a todos os líderes comunitários que o Governo do Estado tem se preocupado, por meio das políticas públicas, em oferecer à população de baixa renda oportunidades para a melhoria da qualidade de vida.

O coordenador dos cursos no âmbito das VSBA, Ackermann Leal, enfatizou que as Voluntárias Sociais têm se destacado pelas ações realizadas junto às associações parceiras. “A viabilização desses cursos para comunidade carente fortalece e ajuda a transformar o dia a dia pra uma vida melhor ”, afirmou.

Qualifica Bahia

Lançado no ano de 2009, o Programa Qualifica Bahia é a uma ação governamental destinada à formação social e profissional de trabalhadores no estado e tem como princípios a integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. O público do programa são os homens e mulheres que buscam colocação no mercado de trabalho, além de habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional.