O QUE É:
inauguração das bases comunitárias do Nordeste de Amaralina
LOCAL: Centro Social Urbano (CSU) – Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina
DATA: 27.09.11 (terça-feira)
HORÁRIO: 8h30

O Governo do Estado inaugura nesta terça-feira (27) as três Bases Comunitárias de Segurança do Nordeste de Amaralina. As bases foram instaladas no Centro Social Urbano (CSU), no Beco da Cultura, Nordeste de Amaralina; na rua Coréia do Sul, na Chapada do Rio Vermelho; e na rua Nova República, ao lado do colégio Dionísio Cerqueira, na Santa Cruz. Ao todo, as unidades atendem, cerca de 120 mil moradores da região.

Nas três bases, o efetivo será de 360 policiais militares, treinados em policiamento comunitário; 16 viaturas e 25 câmeras de vídeo instaladas na região, com uma central de monitoramento na base do Nordeste. Cada base terá sala de comando, de treinamento, de reuniões, além de vestiários, copa e sanitários.


Policiamento Comunitário

Além da formação regular do Curso de Formação de Soldados, os policiais capacitados para o trabalho na comunidade participaram de um treinamento específico com ênfase em Mediação de Conflitos, Mobilização Popular, Direitos Humanos e Policiamento Comunitário.

A Base Comunitária de Segurança é um equipamento de policiamento comunitário, que tem como objetivo promover a segurança e a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de Segurança Pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade.
 

Pacto Pela Vida

A instalação das Bases é uma das ações do Pacto Pela Vida, programa estadual que tem como objetivo reduzir os índices de violência contra a pessoa e contra o patrimônio, em parceria com a sociedade civil, secretarias municipais e órgãos federais.

A primeira Base Comunitária de Segurança foi inaugurada no dia 27 de abril deste ano, no bairro do Calabar. Além de Salvador, o cronograma de instalação de Bases Comunitárias de Segurança prevê unidades também no interior do estado, a partir do próximo ano.