O Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Álcool e Outras Drogas (CRR) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) promove neste sábado (17) a I Conferência sobre Drogas do Norte da Bahia. O cientista social Dênis Petuco vai debater o tema Políticas de cuidado ao usuário de drogas, às 17h.

O evento, franqueado ao público, será realizado no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, e marca a abertura oficial das atividades do centro, que é vinculado ao Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I da universidade, em Salvador, por meio da residência multiprofissional em saúde.

Estão convidados para a solenidade o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, os prefeitos de Juazeiro, Isaac Carvalho, e de Paulo Afonso, Anilton Pereira, o coordenador da área técnica de saúde mental da Secretaria estadual da Saúde (Sesab), Iordan Gurgel, além de representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e outras autoridades.

Cursos e capacitações

O CRR foi aprovado a partir de uma chamada pública da Senad, em 2010. O projeto será desenvolvido nos campi de Uneb em Juazeiro e Paulo Afonso, sob coordenação das professoras do DCV Josenaide Engracia e Ana Carolina Oliveira.

Considerando que a dependência de substâncias psicoativas que alteram o comportamento tem aumentado significativamente no Brasil, o governo federal lançou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, do qual o CRR faz parte. O programa pretende atuar na mobilização e sensibilização da sociedade quanto ao perigo do uso das drogas, e buscar acordos intergovernamentais para combate ao tráfico, prevenção e intervenção em casos de dependência química.