O QUE É: programa Saúde em Movimento oferece serviços de oftalmologia
LOCAL: município de Santa Cruz Cabrália, no território de identidade Extremo Sul, a 730 quilômetros de Salvador.
DATA: 27.09.11 (terça-feira)
HORÁRIO: 14h

Moradores de Santa Cruz Cabrália estão sendo atendidos, desde o último dia 24, pelo Saúde em Movimento e, nesta terça-feira (27), às 14h, o governador Jaques Wagner acompanha os serviços prestados pelo programa, que continua no município até o dia 30 deste mês. Serão disponibilizas três mil consultas, sendo mil para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), e duas mil para usuários SUS acima de 60 anos, além de mil cirurgias de catarata.

O público-alvo é constituído de pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular. Os pacientes serão submetidos à consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia.

A estratégia do Saúde em Movimento é levar ações de saúde para diversas regiões do interior do estado, deslocando equipamentos e profissionais de áreas onde a oferta do serviço é menor que a demanda.

Criado em 2009, o programa já realizou de 227.351 consultas oftalmológicas e 42.673 cirurgias de catarata, o que representa 69% do total de cirurgias de catarata realizadas no estado. Esses resultados colocaram a Bahia, pela primeira vez, desde 2006, como o primeiro estado do Nordeste em cirurgias de catarata.