Os pescadores de Remanso, Sento Sé, Casa Nova, Pilão Arcado e Juazeiro vão participar de curso de capacitação para manutenção de motores marítimos. O curso acontece em Remanso, a partir dessa segunda-feira (26), terá uma duração de 100 horas (cerca de 20 dias) e é fruto de um convênio entre a Bahia Pesca e a Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso.

Empresa da Secretaria da Agricultura (Seagri), a Bahia Pesca vai doar também bolsa-auxílio de R$ 200. “E mais: vai pagar a hospedagem e a alimentação, porque esses profissionais não poderão trabalhar durante o período da capacitação”, disse a subgerente de pesca, Eliana Carla. Além disso, as entidades receberão gratuitamente kits-ferramenta.

Ministrado por um instrutor do Senai, o curso será realizado também, até janeiro de 2012, em Canavieiras, Prado, Salvador e Santa Cruz Cabrália – neste município, a capacitação será para restauração de embarcações. O evento, em todos esses locais, terá a participação de pescadores das cidades vizinhas.

A presidente da Associação dos Pescadores e Pescadoras de Remanso, Irany da Silva dos Santos, destacou a importância da iniciativa, declarando que existe uma enorme carência de profissionais nessa área, “e, quando ocorre algum problema, o motor tem que ser transportado para Salvador, tornando o custo do conserto muito elevado”.

Os convênios, no valor total de R$ 175 mil, vão beneficiar 110 pescadores de 17 associações. O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, entende que “é importante a doação de equipamentos, mas é preciso também a capacitação, para que as pessoas que atuam nessa área possam administrar com eficiência seus negócios”.