Por 15 dias, técnicos da República Dominicana serão capacitados na Bahia para a operacionalização do modelo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no país caribenho. A comitiva chega a Salvador neste domingo (18) e participa, a partir de segunda-feira (19), de reuniões com dirigentes da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e de treinamento nos postos SAC dos shoppings Iguatemi, Barra e Paralela.

O trabalho faz parte do acordo de cooperação técnica assinado pelos dominicanos com o Governo da Bahia. A parceria envolve a transferência de tecnologia para instalação de um modelo semelhante à Rede SAC, que levará o nome de Punto GOB – Centro de Atendimento Presencial para o Cidadão.

O projeto, que tem prazo de 12 meses, prevê a instalação do Punto GOB num shopping de grande circulação na capital Santo Domingo. A equipe do SAC será responsável pela capacitação dos técnicos dominicanos, acompanhamento e avaliação da implantação do centro de atendimento no país. A Optic, empresa federal de tecnologia da informação da República Dominicana, irá gerenciar o serviço.

Executada pela Saeb, a transferência de tecnologia da Rede SAC conta com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento (MEPyD) do governo da República Dominicana, além do apoio do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (Ciiiap). O acordo foi assinado em outubro do ano passado e é fruto de visitas de representantes do governo da República Dominicana à Bahia, em 2007 e 2010.