O Diário Econômico de Lisboa, o mais influente jornal diário de economia e finanças de Portugal, publica em sua edição desta segunda-feira (12) matéria de duas páginas, onde o governador Jaques Wagner afirma que muito mais do que o turismo, a Bahia é um celeiro de oportunidades para investidores portugueses, europeus e de qualquer parte do mundo interessados em investir no estado.

“A Bahia não é só turismo, há uma janela de oportunidades que se abre nessa região”, diz a ampla matéria já na abertura. Na última sexta (9), em Lisboa, o governador foi o conferencista do seminário ‘Oportunidades de Investimento no Nordeste’, realizado no Hotel Pestana, para uma plateia de aproximadamente 150 empresários portugueses.

A matéria destaca a soja como principal produto de exportação da Bahia para Portugal, tendo sido responsável, em 2010, por 12,1% do total das vendas brasileiras no mercado português. Esse resultado colocou o estado como o terceiro maior exportador brasileiro para o país europeu, registra o texto.

Ainda sobre as potencialidades da Bahia, a matéria informa que a região deverá se transformar, em breve, na maior bacia leiteira do mundo, tem 300 mil hectares plantados de café, além de ser a primeira região do Brasil em rebanho de caprinos e ovinos, e a quarta em bovinos. Entre outras oportunidades de negócios na Bahia são citados, na matéria, extração de minérios, produção de celulose, fruticultura irrigada, vinicultura, segmento de energia eólica, indústria petroquímica, automobilística, entre outras.