As atenções do ciclismo nacional estarão voltadas para Salvador neste final de semana quando será realizada a Copa Brasil de Bicicross. Os treinos acontecem no sábado (17), a partir das 8h, e as disputas no domingo (18), a partir das 9h, na Pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. A copa é uma realização da Associação Baiana de Bicicross (ABBMX), entidade responsável pelo Departamento de BMX da Federação Baiana de Ciclismo, juntamente com a Associação de Bicicross de Salvador.

Segundo a presidente da ABBMX, Carmen Gonçalves, a Copa Brasil será realizada em etapa única e vai reunir atletas de 34 categorias de vários estados brasileiros, a exemplo da delegação de Sergipe que já confirmou participação com 30 integrantes. Quem também estará presente no evento é a delegação do Clube de Ciclismo de São José dos Campos, São Paulo, que foi campeão por equipes no Mundial de Bicicross.

“Este é o terceiro ano que a Bahia recebe uma disputa nacional. A prova vale pontos para o ranking classe dois da Confederação Brasileira de Ciclismo, e vai oferecer premiação por estado, do 1° ao 3° lugar, além de troféus do 1° ao 8° lugar para todas as categorias”, conta Carmen.

Entre os ciclistas baianos que vão brigar por um lugar ao pódio está o atual líder do campeonato estadual, Luciano Barros; Jaldo Caribé, terceiro colocado no Latino Americano de Bicicross e André Luan, revelação da cidade de Paulo Afonso.