‘Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924 – 1928)’ será o tema do próximo encontro, na terça-feira (13), às 17h, do curso ‘Conversando com sua Historia’, do Centro de Memória da Bahia. Ministrado pelo professor-doutor José Augusto Ramos da Luz, a aula acontece na sala Katia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. As inscrições são gratuitas e os participantes recebem certificados.

Segundo o professor, a proposta é realizar uma análise do ensino primário na década de 1920, especificamente entre 1924 e 1928, mostrando inicialmente como a educação foi vista pelos governadores em suas mensagens e de que maneira as crises econômicas e transformações sociais e políticas que antecederam o governo de Góes Calmon (1924-1928) se refletiram na prática e nos embates políticos dos docentes. “Nesse período começou a se consolidar na Bahia uma nova concepção de escola e de ensino, onde se buscava valorizar o meio e a cultura. E, ao mesmo tempo, novas práticas foram exigidas dos professores através de novos métodos de ensino”, afirma.

José Augusto Ramos da Luz possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado e Doutorado em História Social também pela UFBA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Uefs.

O próximo encontro do curso ‘Conversando com sua História’ acontecerá no dia 20 de setembro e terá como tema ‘Leopoldo Amaral: o homem, cientista e o visionário’, proferido pela professora Gláucia Nielsen. As inscrições podem ser feitas diariamente, das 9 às 17h, pelo telefone (71) 3117-6067 ou através do email cmb.fpc@fpa.ba.gov.br.