A Rádio Educadora FM 107.5 divulgou, no início da tarde desta terça-feira (20), dentro do programa Multicultura, a lista das 14 músicas finalistas do IX Festival de Música Educadora FM. Os vencedores das cinco categorias (Melhor Música Vocal, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Intérprete Instrumental, Melhor Arranjo) serão conhecidos no dia 8 de novembro durante o evento que será realizado no Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Escolhidas pela comissão especial julgadora formada por Tom Tavares, coordenador do evento e presidente do juri, Cláudia Cunha, Ray Gouveia, Moisés Gabrielli e Nilton Amorim, as 14 finalistas farão parte do CD do Festival. No período de 3 de outubro a 4 de novembro, as finalistas serão veiculadas na programação da rádio, de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h, e também no portal da Educadora.

Satisfeito com a realização desta edição do festival, o coordenador de conteúdo e programação de rádio do Irdeb e presidente da Associação de Rádios Públicas do Brasil (Arpub), Mário Sartorello, destaca a longevidade do festival. “Este é um projeto que demonstra ter vida longa. A cada edição a qualidade das músicas nos surpreende”.

Para Tom Tavares, a maior importância do festival é a divulgação de outra música baiana, que não encontra amparo na mídia comercializada. O diretor geral do Irdeb, Pola Ribeiro, afirma que, nestes nove anos, o festival vem se consolidando como referência para a profissionalização da jovem música baiana, e servindo de modelo para outras rádios públicas do país.

Finalistas por ordem de inscrição

De Garrincha pra Pelé (Nivaldo Cerqueira) – Intérprete, Nivaldo Cerqueira
Free Frevo (Horácio Barros Reis) – Horácio Barros Reis e Ricardo Cabo