Mais 20 municípios baianos de 14 territórios de identidades realizam conferências municipais de cultura, no período de 5 a 11 deste mês, com o objetivo de apresentar propostas e políticas que colaborem para o desenvolvimento da cultura local e de todo o estado. Elas são a etapa inicial para a IV Conferência Estadual de Cultura, que será realizada de 30 de novembro a 3 de dezembro deste ano, no município de cidade de Vitória da Conquista. Até o momento, já foram realizadas 50 conferências na Bahia.

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) apoia as conferências, que serão realizadas até o dia 30 deste mês. Depois desta primeira fase, começa a etapa territorial, quando, após reunir os resultados dos municípios, cada um dos 26 territórios de identidade discutirá as pautas apresentadas, formando um documento único a ser apresentado na conferência estadual. A Secult também promoverá encontros setoriais para levantar propostas com temas e áreas específicas da cultura.

As conferências têm movimentado a população das cidades, com discussões que envolvem o desenvolvimento da cultura local. É o caso de Oliveira dos Brejinhos, a 597 quilômetros de Salvador, que no dia 10 deste mês realiza a segunda conferência municipal. “A comunidade local está mobilizada e aguarda ansiosa pela realização do encontro”, afirma o dirigente de cultura do município, Jânio Alves.

A conferência será dividida em dois momentos – durante o dia acontecem às discussões voltadas à elaboração do Sistema Municipal de Cultura. A partir das 18h, haverá a Noite Cultural, apresentando as diversas manifestações artísticas. Na programação, o lançamento do filme ‘Lamarca, de Buriti a Pintadas’, de Reginaldo Pereira dos Santos, e do livro ‘Lamarca pelo Sertão do São Francisco , de Carlon Cruz, ambos sobre a vida do revolucionário Carlos Lamarca. Os lançamentos contam com apoio da Secult, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Pedro Calmon.

Em Vitória da Conquista, a III Conferência Municipal de Cultura será realizada no dia 10 deste mês com a estimativa da presença de aproximadamente 400 pessoas. A mobilização começou cedo, com a realização de seis pré-encontros para articular o que será discutido na conferência municipal.

Secult cria blog para acompanhamento das etapas do evento

Para acompanhar todas as etapas de preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura, a Secretaria de Cultura do Estado criou o Blog da Conferência, um espaço com todas as informações do encontro. No blog, que também pode ser acessado pelo Portal da Cultura, é possível encontrar informações diversas, desde resultados das conferências municipais realizadas até a programação dos encontros que ainda vão acontecer.

Além de ferramenta de divulgação, os dirigentes territoriais podem utilizar o blog como instrumento de consulta na preparação das conferências. Na página é possível acessar o vídeo com toda a metodologia aplicada nos encontros e textos que servem de referência como o Manual da Conferência e o Regulamento da Conferência Estadual. Também constam informações sobre os encontros anteriores e os contatos dos representantes territoriais.

Informações para o Blog devem ser encaminhadas para o email conferencia.estadual@cultura.ba.gov.br.

Encruzilhada (dia 5)
Maetinga (9)
Condeúba (9 e 10)
Vitória da Conquista (10)