Especializada no público infanto-juvenil, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato promove às terças-feiras deste mês o curso ‘A Arte de Contar História’, com a psicóloga e autora do livro ‘Teoria e Prática da Formação do Leitor: leitura e literatura na sala de aula’, de Lena Lois. As aulas começam nesta terça (6) e serão ministradas das 14 às 17h. O número de vagas é limitado e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas no local ou pelo telefone (71) 3117-1571.

O curso é direcionado aos profissionais que atuam com o público infanto-juvenil e aos interessados nas técnicas de entreter a garotada com histórias. Além destes, as aulas possuem a finalidade de melhorar a performance dos contadores diante das crianças, explorando o aperfeiçoamento da expressão vocal, figurino, sonorização, o uso de objetos na narração e a apresentação dos temas propostos por teóricos da arte de narrar.

Durante as aulas, os participantes também aprenderão a importância da narração dos contos para a formação da criança, por meio de estudos e técnicas, o tipo de literatura apropriada e as formas de incentivo à leitura.

Mediadora

Lena Lois é psicóloga, mestra em letras e possui mais de 15 anos de experiência na implantação e desenvolvimento de projetos de leitura e formação de professores. Foi coordenadora do Comitê Proler de Camaçari durante sete anos e atualmente faz parte do corpo de professores-formadores da Unicamp/Cefiel, no Pará e no Piauí, além de atuar como consultora do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no projeto LeiturAção.