A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) assinou convênio que permitirá o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas do sistema Ascoob (Cooperativa Central de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária), que atua em 54 municípios. Uma nova linha de crédito da Agência, inédita na Bahia, fará concessão de financiamentos diretamente aos cooperados para aquisição de cotas-partes da entidade, proporcionando aumento de capital social e elevação da capacidade de atuação no interior do estado.

Segundo o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, a implantação do programa de capitalização das cooperativas de crédito era uma das mais importantes reivindicações do cooperativismo baiano. “A efetivação desse programa contribuirá para acelerar o crescimento do sistema na Bahia e, com isso, promover maior oferta de crédito para os empreendedores locais”. A linha é destinada a pessoas físicas dedicados a atividades produtivas de caráter autônomo como produtores rurais, pescadores, empresários, prestadores de serviços autônomos e micro-empreendedores.

De acordo com o gerente de Microfinanças da Desenbahia, Marcelo Mesquita, essa linha atenderá as cooperativas com menor capital, permitindo que cresçam rapidamente. “Até então, as operações da Agência com as cooperativas tinham como objetivo utilizá-las como agentes repassadores de recursos. Com assinatura do termo, vamos financiar diretamente os cooperados, contribuindo para elevar o patrimônio da Ascoob”.

A assinatura do convênio foi realizada na quinta (1º), em Feira de Santana, durante o Seminário Estadual sobre Cooperativismo de Crédito e Inclusão Produtiva. O presidente da Ascoob Central, Robson Sena, disse que “as cooperativas são indispensáveis no processo de inclusão produtiva e impulsiona a economia dos pequenos municípios.

A Ascoob, juntamente com suas cooperativas filiadas, conseguiu nos últimos três anos operacionalizar cerca de R$ 30 milhões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de R$ 6 milhões em operações de microcrédito em parceria com a Desenbahia. Os empreendedores interessados podem obter mais informações pelo telefone (75) 3614-7001 ou acessar a página da Ascoob.