O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), lança, nesta quinta-feira (18), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste do estado, a campanha Bahia sem Fogo, que visa combater incêndios florestais na região. O evento ocorrerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Rua Sergipe, 985, bairro Mimoso do Oeste I), e terá a participação do secretário Eugênio Spengler, de representantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais.

A campanha teve início em Lençóis, na Chapada Diamantina, no dia 3 deste mês. O foco agora é a região oeste, onde também existem registros de queimadas e incêndios florestais entre os meses de agosto e dezembro, período mais quente e seco do ano. O objetivo é mobilizar as comunidades de forma conjunta, sensibilizando as prefeituras e principalmente a população, que conhece bem a região. “É fundamental a participação de todos na prevenção e no combate ao fogo. Este apoio facilita as ações de logística e transporte”, afirma Spengler.

Entre os principais causadores de incêndios nas matas estão a utilização da técnica de queimar a vegetação para preparar o solo para o plantio – bastante utilizado pelos agricultores – e pontas de cigarro jogadas no chão, principalmente nas estradas.

Operação

Este ano, a operação será realizada até dezembro em 16 etapas e envolverá 15 municípios da região oeste, onde serão monitorados os focos de calor, além de fiscalização preventiva e ações de educação ambiental para sensibilização das comunidades. O contingente é formado por mais de 10 técnicos de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), seis veículos, 10 policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (Cippa), e ainda o apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional, desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer).

Campanha

Distribuição de panfletos e cartazes que alertam à população sobre como evitar incêndios e informam os números de contato para denúncias de queimadas, assim é realizada a campanha. Tem também o material informativo e ações de esclarecimento e prevenção voltados para as comunidades e outras atividades nos municípios.

A iniciativa contará com a utilização de outdoors, divulgação em emissoras de rádios da região, carros de som, entre outros meios de sensibilização. As prefeituras apoiam por meio de atividades ou ações que melhor se adequem à realidade de cada município da região.