O QUE É: cerimônia de anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica.
LOCAL: Palácio do Planalto (Brasília)
DATA: 16.08.11 (terça-feira)
HORÁRIO: 11h

O governador Jaques Wagner participa nesta terça-feira (16), às 11h, em Brasília, do anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. A Bahia será contemplada com duas das quatro novas universidades federais que serão criadas e nove dos 120 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que serão implantados no país.

Na ocasião serão anunciadas as universidades do Oeste e do Sul da Bahia. A primeira com sede em Barreiras e campi em Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa e, a segunda, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Os municípios de Camaçari e Feira de Santana também serão beneficiados com a extensão das universidades federias da Bahia e do Recôncavo, respectivamente.

Já os institutos federais na Bahia serão instalados nos municípios de Xique-xique, Serrinha, Alagoinhas, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. Outros dois ficarão nas regiões do Recôncavo e da Chapada Diamantina, mas ainda sem local definido.

Na última quinta-feira (11), foi inaugurado um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Senhor do Bonfim. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) na Bahia.