A TVE Bahia exibe nesta sexta-feira (19), a partir das 21h, O Rio da Verdade, documentário da Guiné-Bissau e um dos nove da Série do I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV/CPLP).
O documentário é uma realização da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, no Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação e TV Cultura.
O Rio da Verdade, de autoria de Domingos Sanca e co-produção dele, da Telecine Bissau Produções e da CPLP, trata das mudanças climáticas que ocorrem no nosso planeta e constituem uma ameaça à humanidade e, especificamente, da ameaça de desertificação que sofre a região do Rio Cachéu, com a aproximação do deserto do Saara e o uso não-sustentável de suas matas pelas populações locais.
O Parque Natural de Cachéu, situado na fronteira da Guiné-Bissau com o Senegal, sofre alterações que ameaçam seriamente o seu equilíbrio ecológico. O filme tem uma narrativa dramática e a perspectiva de contribuir para uma melhor resolução do problema.
A Série DOCTV/CPLP é composta de nove documentários inéditos produzidos nos países da CPLP e em Macau, que estão sendo apresentados, desde outubro, na grade de programação das TVs integrantes da Rede DOCTV CPLP.
O I Programa DOCTV/CPLP garante a exibição dos documentários nas emissoras de televisão de cada país da Comunidade dos Países de Lígua Portuguesa (CPLP).
A Rede DOCTV/CPLP de Teledifusão, especialmente articulada pelo I Programa DOCTV/CPLP, é integrada pela Televisão Pública de Angola (TPA); TV Brasil, TV Cultura, Radiotelevisão Caboverdeana (RTC), Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Televisão de Moçambique (TVM), Rádio e Televisão de Portugal (RTP), Televisão São Tomense (TVS), Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL) e Teledifusão de Macau (TDM).