Para prevenir e combater focos de incêndio florestal, o governo do Estado criou um Grupo de Trabalho (GT) que tem como objetivo encontrar soluções rápidas e eficientes para controlar o fogo em áreas de preservação ambiental, como o Parque da Chapada Diamantina, por exemplo.
O GT, formado por técnicos da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Ibama, Secretaria de Agricultura (Seagri) e EBDA, reúne-se periodicamente, desde setembro do ano passado, para discutir o plano estratégico de prevenção e combate a focos de incêndio.
Hilton Gonzaga, um dos coordenadores de Políticas Governamentais da Casa Civil do governo do Estado, explicou que o plano estratégico proposto pelo GT não tem como finalidade acabar com os incêndios na Chapada ou em qualquer parque ambiental, e sim propor ações preventivas e monitoramentos eficazes. Mesmo porque, a maioria dos focos de incêndio tem origem em causas naturais, como a incidência dos raios solares em cacos de vidros e pedras de quartzo em regiões que apresentam altas temperaturas.
Técnicos da EBDA também estão fazendo um trabalho de educação ambiental junto aos agricultores, propondo novas formas de manejo da terra para o cultivo, preterindo as tradicionais queimadas que antecedem à plantação.