A programação deste sábado (20) no Circuito Dodô (Barra) é uma das principais apostas do programa Carnaval Pipoca, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para a renovação musical do Carnaval de Salvador em 2009.

O trio “Rock e Novas Tendências”, por exemplo, traz, pela primeira vez, festa o músico pernambucano da geração mangue-beat Otto e os cearenses da banda Cidadão Instigado, que se apresentam ao lado do roqueiro baiano Márcio Mello.

O trio desfila a partir das 15h, entre os Bloco da Camisinha e Nu Outro. Nos mesmos dia e circuito, a partir das 23h30, a atração é um trio com o percussionista Ramiro Musotto e a Orquestra Afrosudaka e o projeto local Nikima & Baiana System.

A banda Cidadão Instigado atraiu uma multidão de fãs ao Pelourinho no último mês de novembro, durante o projeto Música em Todos os Ouvidos, com um som calcado na música nordestina, no rock dos anos 70 e na música romântica brasileira e influências de artistas como Roberto Carlos, Raul Seixas e Serge Gainsbourg.

Capitaneado por Fernando Catatau (voz, guitarra e teclado), o grupo é composto ainda pelos músicos Regis Damasceno (guitarra, guitarra sintetizada, violão e vocal), Rian Batista (baixo e vocal) e Clayton Martin (bateria acústica e eletrônica). O repertório da apresentação no Carnaval é baseado no último disco da banda, “Cidadão instigado e o Método Túfo de Experiências”, lançado em 2005.

Otto

O cantor e compositor Otto vai apresentar sonoridades que vão do ska ao samba de breque, da ciranda pernambucana à música eletrônica, do maracatu ao rap. Seu primeiro disco, "Samba pra Burro", foi escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor de 1998. O artista também lançou os discos “Condom Black” (2001) e “Sem Gravidade” (2003).

Ramiro Musotto e Orquestra Afrosudaka

Às 23h30, o percussionista Ramiro Musotto e a Orquestra Afrosudaka (formada por 17 percussionistas) apresentam sua combinação de ijexá, capoeira, samba-duro, samba-reggae, frevo e ritmos caribenhos com bases eletrônicas e outras sonoridades contemporâneas. O trio traz ainda os convidados Nikima & Baiana System.

Conduzido pela voz de Nikima (ex-Lampirônicos), pela batuta de Ramiro e pelas guitarras baianas com bases eletrônicas de Beto Lampironico e Mintcho Garrammone (Baiana System), o trio revista sucessos do Carnaval e da música afrobrasileira de nomes como Chico Science, Geronimo, Bezerra da Silva, Novos Baianos, Ilê Aiyê, Reflexus, Gilberto Gil, Dodo & Osmar.

Intérprete de berimbau, programador de bases eletrônicas e produtor musical, Ramiro Musotto participou da gravação de mais de 200 discos, ao lado de grandes artistas da música popular brasileira, e é considerado um dos criadores do atual desenho da percussão baiana, tendo formado a primeira orquestra de berimbaus afinados do mundo.

Seu último álbum, “Civilizacao & Barbarye” (2008) foi escolhido entre os melhores do ano pela revista Mondomix, tendo duas músicas (“Ochossi” e “Gwyra Mi”) tocadas em importantes rádios européias. Sua discografia conta ainda com o CD “Sudaka” (2004) e o DVD “Sudaka ao Vivo” (2006).

Para o diretor de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gilberto Monte, que assinou a curadoria dos projetos ao lado do coordenador de Ações para o Carnaval da Secult-BA, Edivaldo Bolagi, Ramiro Musotto e Orquestra Afrosudaka “apresentam caminhos para a ampliação, diversificação e renovação musical no Carnaval de Salvador, assim como fizeram os Novos Baianos nos anos 70, ao promover a união entre samba e rock”.