A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) está participando da Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções, com uma mostra de artesanato mineral, apresentando trabalhos realizados pelos Núcleos de Macaúbas e Morro do Chapéu. Os artesãos dos dois municípios vão comercializar aproximadamente 200 peças.
A CBPM, empresa vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, por meio de um amplo programa de apoio e desenvolvimento social de base mineral, vem implantando unidades de produção e cooperativas de artesãos para transformar minerais e rochas em esculturas, objetos e jóias.
O objetivo é valorizar a verdadeira beleza das pedras baianas. O projeto é referência nacional e ajudou a modificar a realidade de vida de mais de 1.500 famílias, por meio de 56 núcleos de produção em todo o estado.
“O grande entrave do artesanato é sua comercialização. Na Feira do Empreendedor e em eventos semelhantes, o artesão pode vender seu produto diretamente ao consumidor final, sem passar pelo atravessador”, argumenta o coordenador de eventos da CBPM, Paulo Chaves. Um dos destaques da mostra é o granito Azul Macaúbas, particularidade do município, que confere um tom especial às peças produzidas com o material.
Parte da produção dos núcleos de artesãos também poderá ser conferida na Feira Baiana de Artesanato promovida pelo Instituto de Visconde de Mauá, no estacionamento do Aeroclube Plazza Show. A feira tem apoio da CBPM e acontece às sextas-feiras, sábados e domingo, das 16 às 21h. Este fim de semana, a CBPM participará, com os núcleos dos municípios de Lauro de Freitas, Maragogipinho, Morro do Chapéu, Macaúbas e Salvador, representado pela Associação dos Transplantados e pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer.