A partir da próxima segunda-feira, 8 de outubro, 1.400 servidores da Secretaria de Saúde (Sesab) acessarão suas contas de e-mail através do ambiente colaborativo Expresso.Ba. Em uma segunda etapa os demais e-mails serão migrados. Hoje a Sesab possui cerca de 3mil caixas.
O Expresso.Ba é um ambiente colaborativo desenvolvido em Software Livre, pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), customizado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). A ferramenta agrega comunicação, gestão e agilidade em processos, tramitação de informação e documentos contando com os serviços de correio eletrônico, catálogo de endereços corporativo do Governo do Estado da Bahia, agenda de compromissos, boletins eletrônicos e o envio de mensagens instantâneas. Por ser um aplicativo web (pode ser acessado pela internet) é ágil, rápido e seguro.
A implementação da solução faz parte de um projeto maior de cooperação técnica entre a Prodeb e a Secretaria de Saúde, que prevê, por exemplo, estratégias de inclusão digital dos servidores, por meio da implementação de contas colaborativas, modernização da rede, migração de servidores, sistemas e bases de dados que hoje se encontram no prédio da Secretaria, para o Data Center Prodeb.
O projeto foi desenhado após a realização de um diagnóstico sobre as atuais condições de tecnologia da informação e comunicação disponíveis na Sesab e as necessidades de modernização.
Outras propostas estão sendo desenhadas com as demais secretarias e órgãos públicos para que todos possam fazer uso do ambiente colaborativo e acompanhar as diretrizes de governo sobre a modernização do estado e a utilização de ferramentas e soluções em software livre.
apenas 10% dos servidores públicos ativos dispõem uma simples conta de e-mail, quando hoje, a TI já disponibiliza todo um conjunto de soluções colaborativas, tais como, agenda, catálogo de endereços, entre outros para o melhor desenvolvimento de suas tarefas. Com o uso do Expresso.Ba o Estado poderá incluir digitalmente muitos servidores e deixará de gastar com a aquisição e atualização de licenças de soluções proprietárias.
O Data Center Prodeb é um ambiente de Tecnologia da Informação e Comunicação que conta com modernos recursos de hardware e software para o processamento, transmissão e armazenamento de dados em larga escala. Para tanto, dispõe de uma equipe técnica especializada e infra-estrutura que garantem o funcionamento contínuo, 24 horas/dia.