As Secretarias Estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e de Cultura (Secult) assinam, amanhã (9), às 15h, no Conjunto Penal de Feira de Santana, um acordo de cooperação técnica para fortalecimento da cidadania. O acordo inclui instalação de pontos de leitura e cine-clubes em unidades prisionais do estado, a abertura do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) no Pelourinho e um programa para difusão dos direitos humanos através da arte.
Será assinado, também, um termo de comodato com a Fundação Pedro Calmon, órgão ligado à Secult, pela concessão de 1.200 livros de literatura, de gêneros variados, para três pontos de leitura na unidade prisional.
“A cultura tem um papel muito forte como apoio à mudança comportamental e como medida preventiva para evitar conflitos”, afirma o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, salientando a importância das duas Secretarias atuarem juntas em programas sociais.
A proposta do NUDH no Pelourinho, por exemplo, é funcionar como um centro de mediação de conflitos e informação sobre Direitos Humanos para atendimento à população do Centro Antigo de Salvador. O núcleo ajudará também no processo de revitalização do Pelô, uma vez que faz parte do conjunto de ações de curto prazo nas áreas social, cultural, turismo, habitação e segurança pública.