O aumento do número de policiais, a melhoria do sistema de ronda e o posicionamento estratégico das equipes, em locais e horários de maior movimento, foram algumas das soluções definidas para reforçar a segurança nos parques de Salvador administrados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).
O assunto foi pauta da reunião na Semarh, com o comando da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar do Estado, ontem (16). Foi acordado que a Secretaria vai fornecer apoio logístico, disponibilizando veículo para inspeção dos parques, além de promover e melhoria da estrutura física, com a recuperação das áreas de lazer e da sinalização nas vias.
Além de incremento do efetivo, serão promovidos cursos de reciclagem e aperfeiçoamento, com noções de legislação ambiental e manejo de animais, adequando os policiais às peculiaridades dos parques, com o apoio do Núcleo de Educação Ambiental da Coppa.
“A reforma da via principal de Pituaçu, de 16 quilômetros, facilitará o atendimento a possíveis emergências”, destacou o comandante. Foi também sugerido pela diretora administrativa da Semarh, Joana D’Arc, a maior integração entre a guarda patrimonial dos parques e o efetivo da Coppa.
Segundo o comandante da companhia, Claudecy de Souza, “a atuação conjunta entre a Coppa, gestores dos parques e a comunidade será decisiva para garantir mais tranqüilidade à população”. Ele solicitou o reflorestamento de trechos na mata que hoje facilitam o acesso, esconderijo e fuga de criminosos. “Com estes espaços fechados, haverá o direcionamento do fluxo de pessoas, o que facilitará a monitoração da área”, declarou.