Sem educação não há desenvolvimento. Esta máxima deu a tônica do encontro realizado hoje (9) entre os secretários da Educação, Adeum Sauer, e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção. Eles se comprometeram em unir esforços para transformar situações de pobreza a partir da alfabetização de jovens e adultos e da educação profissional. Estudos realizados por pesquisadores no estado demonstram que onde há mais pobreza, também estão presentes os piores índices educacionais.

“Vamos aliar nossas ações de expansão da educação profissional às necessidades de trabalhadores qualificados, preparando nossos jovens e contribuindo com o desenvolvimento regional. É o que já acontece, por exemplo, no Centro de Educação Tecnológica em Santo Antônio de Jesus, que oferece curso técnico em produção de fogos de artifício, vocação econômica do município”, citou o secretário da Educação, Adeum Sauer.

O secretário Valmir Assunção afirmou que as duas secretarias trabalharão unidas. “Precisamos realizar projetos em parceria, porque onde há mais pobreza na Bahia é onde está a maioria dos analfabetos. É fundamental aumentar o acesso às pessoas mais carentes”, explicou. A meta do governo é reduzir em 50% o analfabetismo, que hoje atinge 2,7 milhões de baianos adultos.

Desde que assumiu a pasta, o secretário Adeum Sauer vem somando esforços para que o combate ao analfabetismo envolva toda a sociedade. A SEC vai orientar e conduzir o processo de parceria com ONGs, associações, movimentos sociais, demais secretarias de governo e a iniciativa privada, incluindo grandes empresários. “Estudos demonstram que as piores condições de vida acompanham os mais carentes em educação, então esse é um esforço de toda a sociedade”, enfatizou.

Aprovado!

Durante o encontro, o compositor e educador Jorge Portugal, que há cinco anos dirige o programa Aprovado!, na TV Bahia, foi apresentado ao secretário Adeum Sauer e disse que o espaço está aberto para promover a alfabetização. Sauer se comprometeu a apresentar suas propostas no primeiro Aprovado! do ano, previsto para ir ao ar em março.

“Estamos dispostos, inclusive, a reformular o programa para ajudar a expandir a Educação no estado”, afirmou Portugal. Exibido aos sábados, o Aprovado! tem audiência de 3 milhões de telespectadores. Na maioria, estudantes que se preparam para o vestibular.  O programa também funciona como um reforço para 36 mil alunos matriculados nos cursos do programa estadual Universidade para Todos.