Um efetivo de quase cinco mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães, será mobilizado neste Carnaval para a segurança dos foliões, concentrados em 25 quilômetros de ruas, avenidas e praças interditadas na capital. A Operação terá início às 20 horas do dia 15 de fevereiro, prosseguindo até o dia 20 (Quarta-feira de Cinzas). O plano operacional da Polícia Civil para o Carnaval de Salvador de 2007 foi apresentado ao secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, e ao delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, no auditório da SSP, no Centro Administrativo.

Delegados e equipes do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), além de policiais militares, serão mantidos em 11 Postos de Comando Setorial de Área (PCSA) instalados nos grandes circuitos da folia, entre Ondina e a Praça Castro Alves. Esse trabalho integrado, além de  assegurar a tranqüilidade do Carnaval de Salvador,  possibilita maior agilidade e eficiência no policiamento da festa, que concentra mais de 2 milhões de pessoas. A movimentação do folião nas ruas será monitorada através de 17 câmeras instaladas por todo o circuito da festa.

Os  PCSAs, que contarão com a presença de delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil, bem como oficiais e praças da PM, serão destinados exclusivamente à recepção e registro de ocorrências policiais encaminhadas por patrulhas da PM e policiais civis, que resultem, inclusive, em custódia temporária de pessoas. Esses custodiados serão apresentados ao delegado de plantão, que fará a triagem do caso.

Cada posto estará equipado com celas transitórias, de onde os infratores sob custódia serão transportados em viaturas-presídio da Polícia Civil e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para o Complexo Policial do Vale dos Barris. Essas viaturas ficarão estacionadas nas proximidades dos PCSAs. O atendimento nos PCSAs será totalmente informatizado, permitindo que, através da cédula de identidade, a autoridade policial tenha condições de investigar se o cidadão conduzido tem antecedentes criminais.

Os PCSAs conjugados do Depom vão funcionar nos seguintes locais: Praça Castro Alves (2º piso do estacionamento da Praça); Largo Dois de Julho (Praça Inocêncio Galvão); Praça Piedade (portão norte do jardim ); Largo do Mirante dos Aflitos); Campo Grande (Estacionamento do Teatro Castro Alves); Gramado do Farol da Barra; Rua Marques de Leão (Barra); Rua Alfredo Magalhães (Barra); Morro  do Gato (entrada da Rua Guadalajara);  Avenida Professor Sabino Silva (próximo ao módulo da PM); Avenida Adhemar de Barros (Ondina).

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) manterá neste Carnaval um PCSA na Ladeira de São Bento e outro no Campus da Ufba, em Ondina. O Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) também terá equipes num PCSA instalado no mesmo local. Uma unidade policial especializada para o recebimento de adolescentes infratores será mantida pelo Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV) em Ondina.

A Polícia Civil também vai instalar seis Delegacias Especiais de Área (DEAs), subordinadas ao  Depom, em pontos estratégicos da festa: Praça Castro Alves (topo da Ladeira da Montanha); Largo Dois de Julho (Praça Inocêncio Galvão); Jardim Suspenso do Campo Grande (praça em frente ao Passeio Público); Avenida Adhemar de Barros (Ondina); Rua Dom Marcus Teixeira (Barra); Centenário (próxima ao Victória Center). Uma DEA subordinada ao DCCP também funcionará próxima ao Victória Center, na Centenário. Outras duas DEAs especializadas no atendimento ao turista serão instaladas pela Deltur no Farol da Barra e  em Ondina (Estacionamento do Banco Bradesco).

As Delegacias Especiais de Área vão estar equipadas com serviço de rádio VHF, telefones, computadores e aparelhos de fax, com expedição simultânea de certidão de comunicação de ocorrência. Essas unidades serão exclusivas ao recebimento e registro de ocorrências que não resultem em custódia de pessoas. DEAs também serão instaladas nos bairros de Cajazeiras X , Itapuã,  Periperi e em Pau da Lima. Em outras comunidades que têm Carnaval próprio, a Polícia Civil também vai intensificar o policiamento. No Serviço de Atendimento ao Folião (SAF), no Campo Grande, policiais da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), estarão prestando informações ao público durante os cinco dias de festa.

Força de Reação

Policiais civis também vão estar em meio aos foliões para identificar pessoas que estejam praticando crimes contra o patrimônio. Eles formam o grupo Força de Reação, que transitará pelos principais pontos da festa, identificando os marginais e retirando-os de circulação. Esses ladrões agem, sobretudo, durante a passagem dos trios-elétricos mais concorridos. O Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) manterá policiais infiltrados no Carnaval. 

Todas as Delegacias Circunscricionais vão funcionar ininterruptamente durante o Carnaval, em plantões de 24 horas, mesmo nos bairros onde não houver programação festiva.  O efetivo nessas unidades será reforçado com escalas extras. As delegacias de Polícia têm competência para receber qualquer tipo de ocorrência e adotar providências. No caso de prisão em flagrante delito, o infrator será autuado em qualquer delegacia e, concluídas as providências preliminares, o inquérito policial será remetido à delegacia competente, mediante as formalidades legais.

O plano Operacional do Carnaval 2007 foi apresentado pela diretora do Depom, delegada Iracema Silva de Jesus, e pelo superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), Roberto Simões. Participaram da reunião o subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, o superintendente da Siap, Expedito Teixeira Carvalho Filho, o diretor geral da SSP, André Fernandes Brito, a diretora administrativa da secretaria, Iracema Gonçalves Alencar, além dos diretores do DCCP, Arthur Gallas, do DTE, Hélio Jorge, do DCCV, Marta Nunes, do diretor administrativo da Polícia Civil, Gildécio de Souza, e da coordenadora do Cedep, Emília Blanco.