O advogado e empresário Afrísio Vieira Lima tomou posse ontem (dia 8) como presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), em solenidade presidida pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo. A transmissão de cargo aconteceu na sede do órgão, no Comércio. Em seu discurso, Rafael Amoedo elogiou a trajetória de Afrísio, como político e homem público, e todo trabalho realizado em órgãos como a Codeba e o Incra,
Para o secretário, “a Juceb é onde começam os sonhos dos empresários” e previu um bom desempenho do novo presidente por sua capacidade de fazer a junção de opostos e sua obstinação no cumprimento dos objetivos. Defendeu ainda uma atenção especial para os pequenos e médios empresários e esforços para trazer à formalidade muitos que ainda se encontram à margem da economia.
O novo presidente anunciou que prestigiará os funcionários da casa e buscará dinamizar os trabalhos da Juceb, atuando para diminuir a burocracia necessária ao trâmite de documentos no órgão e, assim, contribuir para o crescimento do empresariado baiano. Chamou atenção ainda para a importância das empresas investirem mais na preservação do meio ambiente, aproveitando o incentivo existente na legislação do Imposto de Renda.
Vida pública
Afrísio, empossado junto com o novo vice-presidente da Junta, Jorge Ala, recebeu o cargo do até então presidente Elmer Pereira, a quem elogiou por sua eficiência e honestidade. O novo executivo da Juceb iniciou sua vida política como vereador em Itaquara, onde chegou a presidente da Câmara Municipal. Foi ainda procurador do Município de Salvador, deputado estadual e federal, presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, vice-líder do Governo Federal, presidente da Comissão de Constituição e Justiça, secretário de Segurança Pública da Bahia, superintendente do Incra e do Centro Industrial de Aratu e, em seu mais recente cargo público, presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba).
A solenidade contou com as presenças do deputado federal Geddel Vieira Lima, do ex-governador Antônio Lomanto Júnior, do presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), Dilson Jatahy Fonseca Jr.; do superintendente do Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), Ricardo Saback; o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Orlando Castro; secretário municipal de Serviços Públicos, João Santana; o presidente da Limpurb, Fábio Mota, e o vereador Sandoval Guimarães.