Uma nova etapa para O Plano Plurianual Participativo (PPA) 2008-2011 começa a ser concretizada no dia 11 de maio próximo, com a primeira audiência pública, em Feira de Santana. Com a primeira reunião dos moderadores que dirigirão as plenárias com a sociedade civil, ontem (16), o PPA Participativo entrou em uma nova etapa. Representantes das Secretarias estaduais discutiram a metodologia das audiências públicas, que prosseguem até 17 de junho, em Serrinha.
Durante os encontros do PPA Participativo serão apreciadas as sugestões e propostas da sociedade. “Estamos abrindo um canal de comunicação permanente com a sociedade e, por isso, vamos iniciar um grande treinamento com os moderadores que conduzirão estas plenárias”, anunciou o superintendente de Gestão e Avaliação da Seplan, Edson Valadares, ao conduzir a reunião no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan).
Realizado de forma pioneira no estado, o PPA Participativo tem a coordenação da Seplan e da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), envolvendo todas as demais Secretarias estaduais. A inclui a realização de 17 encontros, contemplando todos os 26 territórios de identidade – base geográfica utilizada como referência para a elaboração do PPA. Uma das premissas é o fortalecimento dos territórios de identidade e dos arranjos organizativos locais, ampliando o conceito de democracia com participação e de co-responsabilidade entre governo e sociedade.
Como eixos temáticos e elementos balizadores de toda a estratégia do PPA Participativo destacam-se o desenvolvimento e a inclusão social com eqüidade (com prioridade para saúde e educação); e o crescimento e produção econômica com geração de emprego, trabalho com distribuição de renda ambientalmente sustentável e redução das desigualdades territoriais.