Com previsão para inauguração ainda este ano, será retomada a implantação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no município de Feira de Santana. O CVT é uma unidade de ensino e profissionalização, voltado para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico com diversos laboratórios e uma sala de videoconferência e atenderá cerca de mil alunos por mês.

O investimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para o CVT foi de R$ 500 mil. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Ceteb, se comprometeram em oferecer juntos uma contrapartida no mesmo valor. As instalações terão laboratórios de física, química, biologia, de análise de água, solos e alimentos, eletromecânica e informática, além da biblioteca e sala de videoconferência,

Nos laboratórios os alunos poderão adquirir conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e participar de processos de transferência tecnológica na área de processo produtivo. A retomada foi anunciada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, durante uma visita, sexta-feira (13), ao Centro de Educação Tecnológica (Ceteb) Áureo de Oliveira Filho, que vai sediar o CVT.

Em 2003, o MCT apoiou a implantação de nove CVTs, um em cada estado da região Nordeste. “O tempo passou e o governo federal já apoiou a implantação de mais de 150 dessas unidades pelo Brasil. Aqui na Bahia, o governo passado deixou de lado o CVT, mas retomar sua implantação é agora uma prioridade”, afirmou Ferreira. O secretário acredita que este CVT possa servir de modelo para outras unidades que devem ser instaladas em grandes cidades, para acelerar e interiorizar a difusão da qualificação geral científico-tecnológica da sociedade.