Começam amanhã (18) e prosseguem até 18 de maio as inscrições para os membros titulares e suplentes do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), gestão 2007-2009. A eleição será realizada de 2 a 14 de julho. Na Bahia, os interessados podem se inscrever em 68 escritórios locais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) localizados na região do São Francisco, na Secretaria Executiva do Comitê e na Coordenação de Gestão e Estratégia e nas casas de Recursos Naturais da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH).

Para se inscrever, basta se dirigir a uma dessas localidades, preencher um formulário padrão ou imprimir o formulário disponível nos sites da Agência Nacional de Águas (www.ana.gov.br), da SRH (www.srh.ba.gov.br/srhonline) ou do CBHSF (www.cbhsaofrancisco.org.br).

Técnicos da EBDA da região do Rio São Francisco, da SRH e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) participaram, no último sábado (14), de um treinamento preparatório para a eleição dos novos membros do comitê, ministrado por Julio César Pelli. No início desse mês os técnicos da empresa já haviam passado por um treinamento ministrado por técnicos da SRH.

O CBHSF foi criado em 2001 com 60 membros da sociedade, usuários e poder público. Chamado de Parlamento das Águas, o comitê abrange 504 municípios em seis estados, mais o Distrito Federal, numa região com aproximadamente 13 milhões de habitantes e cerca de 640 mil quilômetros quadrados.