O economista Davidson de Magalhães Santos assume o cargo de diretor presidente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) na próxima segunda-feira (15), às 17h. A cerimônia de posse será realizada na sede da empresa e reunirá, funcionários e conselheiros da Bahiagás e autoridades do Estado.

Davidson é mestre em Economia pela Ufba e ocupa a coordenadoria geral Nordeste da Agência Nacional do Petróleo (ANP), sendo também presidente do Conselho Fiscal do Grupo Neoenergia e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Salvador (Unifacs).

O plano do novo presidente é consolidar a posição da Bahiagás como  empresa estratégica para o desenvolvimento da Bahia, dinamizando sua relação com clientes e buscando articulação com os diversos segmentos de produção de gás natural. Em particular, Davidson buscará sintonia com a Petrobras, visando defender os interesses do Estado e o desenvolvimento do Pólo Petroquímico, através do crescimento da participação do gás natural na matriz energética estadual. Em paralelo, objetivará a manutenção da postura social e ambientalmente responsável da Bahiagás.

Concessão

Companhia prestadora de serviço público, com concessão de 50 anos para distribuição de gás natural canalizado em todo o território baiano, a Bahiagás foi fundada em 1991 e começou a operar em 1994. Para 2007, as perspectivas são de atuação em sintonia com a política de desenvolvimento econômico e social do Governo da Bahia e, conseqüentemente, com as estratégias do ramo energético estabelecidas pelo governo federal.

A empresa distribui atualmente cerca de 3,3 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural para os segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial. Dez municípios já possuem  rede de distribuição instalada no estado: Salvador, Camaçari, Simões Filho, Catu, Candeias, Feira de Santana, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Amélia Rodrigues, Alagoinhas, Pojuca e Dias D’Ávila.

Em 2006, a empresa faturou R$ 635 milhões, atuando nos segmentos industrial, automotivo, comercial e residencial, sendo responsável por aproximadamente 8% da distribuição nacional de gás natural, mantendo a Bahia como terceiro maior estado consumidor do Brasil. Com economia mista e participação acionária do Governo do Estado, Gaspetro e Mitsui, a Bahiagás ocupa lugar de destaque entre as distribuidoras nacionais, sendo a quarta no ranking de volume de vendas.

A Bahia é o estado que utiliza o gás natural de forma mais diversificada: como combustível industrial, automotivo, comercial e residencial, em processos de co-geração, como insumo petroquímico, redutor siderúrgico e para geração termelétrica. Hoje, o gás natural representa cerca de 16% da matriz energética da Bahia, o dobro da média nacional.

Ainda que com atendimento geograficamente restrito à Região Metropolitana do Salvador (RMS), Feira de Santana, Catu e Alagoinhas, o mercado industrial da Bahiagás é bastante desenvolvido e tem grande potencial para elevar o consumo de gás natural, seja através da ampliação das plantas existentes, seja através da demanda de novas indústrias.

Hoje, a Bahiagás atende 90 indústrias, 41 postos de gás natural veicular, 20 empreendimentos comerciais e 1.259 unidades residenciais localizadas nos bairros da Pituba e Imbuí, em Salvador.