Criar a câmara setorial de cultura com representantes das prefeituras do Baixo Sul para, conjuntamente, definir estratégias e políticas culturais para a região. Esta foi a proposta apresentada pela superintendente estadual de Cultura, Ângela Andrade, no encontro com os prefeitos da Associação Municipal do Baixo Sul (Amub), em Camamu. Presidida pelo prefeito de Camamu, José Raimundo de Assunção Santos, a Associação é formada pelas prefeituras de Cairu, Camamu, Ibirapitanga, Ituberá, Igrapiúna, Maraú, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Valença.
A representante da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, Ângela Andrade disse que o desafio é “criar um sistema estadual de cultura para realizar trabalhos conjuntos com todos os municípios da Bahia, agrupados em pólos regionais”. Segundo ela, a câmara setorial de cultura do Baixo Sul vai ajudar no fomento à criação de Conselhos Municipais de Cultura, fundos de cultura municipais e ainda na criação de orçamentos específicos para o setor.
Como resultado do encontro com os prefeitos, Ângela Andrade informa que já ficou acertado a realização de uma reunião com os secretários e representantes de cultura dos municípios, artistas e produtores e ainda a participação da Secretaria da Cultura no encontro das comunidades dos quilombolas.
Pólo de referência
Com o propósito de estabelecer parceria com todas as representações sociais, Ângela Andrade visitou outros municípios do Baixo Sul e participou de encontros com prefeitos, empresários e lideranças culturais municipais. Em Valença, acertou com o prefeito Cláudio Márcio Santos Queiroz a parceria da Secretaria Estadual da Cultura com a Prefeitura para fortalecer o Centro Cultural de Valença “para funcionar como um pólo de referência voltado para formação e difusão cultural regional”. Para isso, ela disse que as duas instituições pretendem assinar um acordo de cooperação para a dinamização do centro.
Em Ituberá, a convite do prefeito Almir de Jesus Costa, a superintendente estadual de Cultura participou da Festa de Reis e ainda iniciou o diálogo com o secretário de Cultura da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Bahia (Fetag), Andrezito Souza, para o desenvolvimento de programas culturais para a zona rural. Em Camamu, participou de reunião com empresários, incluindo o coordenador de Projetos da El paso, Júlio Iaquito, e o secretário executivo da Gás e Petróleo, Fábio Góes.
Com uma população de mais de 262 mil habitantes, a região do Baixo Sul apresenta uma grande diversidade cultural, onde se misturam expressões contemporâneas e manifestações tradicionais, a exemplo da zambiapunga, terno de reis, congada, marujada, maculelê e quilombolas.