Mais de R$ 19 bilhões serão investidos na Bahia entre este ano e 2011, somando-se ações do governo estadual, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e do Programa Nacional de Logística e Transportes (PNLT). A informação foi apresentada na sexta-feira (21) pelo secretário do Planejamento, Ronald Lobato, no III Fórum de Desenvolvimento Econômico do Município de Lauro de Freitas, no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime). À noite, o secretário encerrou o evento, representando o governador Jaques Wagner.
O fórum contou também com a participação do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, que falou sobre a política industrial do estado. “A política industrial e a infra-estrutura não podem andar separadas”, afirmou Amoedo, que fez uma explanação sobre as oportunidades de negócios, o futuro dos setores industriais e os entraves ao seu crescimento.
Os secretários, que foram recebidos pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, participaram de debate com representantes de associações empresariais, universitários e líderes comunitários presentes ao fórum, aberto na quinta-feira.
Lobato apresentou o planejamento estratégico do governo e destacou a diretriz cuja meta é integrar a Bahia com a economia global e nacional. “Novas rótulas de desenvolvimento estão sendo propostas pelo governo federal, via PAC, o que se alinha à meta do governo estadual de incentivar o desenvolvimento do eixo leste-oeste”, disse, destacando que o governo está desenvolvendo uma série de projetos com foco no desenvolvimento integrado.
Além das obras necessárias à recuperação de rodovias federais e estaduais, incluindo a construção de novos trechos, os projetos do governo da Bahia buscam o retorno da expansão dos sistemas ferroviário e marítimo, enfocando projetos de logística integrada. Para isso, continuou o secretário, o governo está investindo na revitalização da Hidrovia do São Francisco, incluindo a plataforma multimodal de Juazeiro, que vai permitir a ampliação do escoamento da produção, sobretudo da região oeste do estado, e a recuperação da Ferrovia Juazeiro/Aratu.

Ferrovia Transulamericana

Lobato afirmou que o fortalecimento do transporte ferroviário está entre as grandes estratégias de desenvolvimento continental do estado, com a construção da Ferrovia Transulamericana, que vai interligar a Bahia ao Atlântico e, num segundo momento, o projeto se estende à ligação com o Puerto Bayovar, no Peru, fazendo a conexão com o Oceano Pacífico. “O primeiro trecho será entre a costa leste baiana (próximo ao Porto de Ilhéus) e o município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia”, explicou.
O projeto da ferrovia defendido pelo governo estadual é baseado na proposta do professor Vasco Neto, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). “Estamos realizando o estudo de viabilidade técnica para a obtenção do melhor traçado até o oeste do estado e do melhor porto na costa atlântica, que estará localizado entre os municípios de Ilhéus e Itacaré, no sul do estado”, disse o secretário.
Também fazem parte das estratégias de desenvolvimento do governo estadual a ampliação e a instalação de portos e aeroportos. Os investimentos incluem intervenções nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. As obras nos aeroportos baianos contemplarão inicialmente os equipamentos de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. O Aeroporto Internacional de Salvador terá um investimento de R$ 118 milhões, incluindo a ampliação do terminal de passageiros e de cargas, a implantação de nova pista e a construção de novos fingers.

Prioridades

Juntamente com o semi-árido baiano, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) está entre as prioridades estabelecidas pelo governo estadual. “A RMS é prioridade e Lauro de Freitas exerce um papel fundamental no desenvolvimento do estado”, afirmou Lobato, destacando que o município será beneficiado, por exemplo, pelas obras do complexo viário do Aeroporto Internacional de Salvador.
As obras devem começar em dezembro deste ano e representam um investimento de R$ 33 milhões, a partir de convênio assinado por Wagner e pelo presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Gaudenzi.
A construção de quatro viadutos vai aumentar a capacidade operacional das vias que dão acesso ao Aeroporto Internacional de Salvador, facilitando também o acesso ao município de Lauro de Freitas. “É preciso que exista uma política bem elaborada para o bom aproveitamento dos espaços disponíveis, agregando valor e aumentando a produtividade em Lauro de Freitas e melhorando a distribuição de renda”, disse Lobato.