Agricultura Familiar

Agricultores familiares recebem capacitação sobre atividade leiteira

Agricultores familiares produtores de leite, dos municípios de Marcionílio Souza, Ruy Barbosa, Baixa Grande, Ipirá, São Domingos, Riachão do Jacuípe, Santa Luz e Queimadas, apoiados pelo Governo do Estado, participam, até a próxima sexta-feira (12), na Comunidade do Caxá, município de Marcionílio Souza, Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, da Formação de Produtor Rural na atividade leiteira. A ação integra o Projeto Piloto da Comissão Baiana do Leite e atende os filiados da Cooperativa dos Produtores de Leite do Médio Paraguaçu (Coopertam).

Bahia vai exportar café da agricultura familiar para a China

De Barra do Choça para a China, o café da agricultura familiar atravessa fronteiras e conquista o paladar dos asiáticos. Ainda neste ano, a Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) começa a exportar seus produtos para o país asiático.

Nesta terça-feira (9), um grupo da Câmara de Comércio da China conheceu as instalações da cooperativa baiana da agricultura familiar, que tem previsão de enviar para o país cerca de 40 toneladas de café por mês.

Aplicativo permite que agricultores familiares avaliem ações do Pró-semiárido

Agricultores familiares e jovens comunicadores atendidos pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), passam a contar com um aplicativo gratuito para avaliar e opinar sobre as ações desenvolvidas em suas comunidades.

Café especial da Chapada Diamantina ganha público em São Paulo

O café cultivado por agricultores familiares da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), na Chapada Diamantina, está em exposição na Naturaltech 2019, em São Paulo. A Coopiatã é uma das 17 cooperativas da agricultura familiar da Bahia que participam da feira com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. 
 
Piatã é o principal município produtor de cafés de alta qualidade do Norte e Nordeste, tendo lavouras com altitudes de 1.260 até 1.400 metros.

Estande Bahia Produtiva se destaca na NaturalTech 2019

Os produtos da agricultura familiar da Bahia estão fazendo um verdadeiro sucesso na NaturalTech 2019, no pavilhão Anhembi, em São Paulo. As 17 cooperativas que participam do evento, com apoio do Governo do Estado, estão mostrando para o mundo que o rural baiano possui um grande potencial produtivo. A NaturalTech, reúne até sábado (8), no Parque Anhembi, expositores, empresários e consumidores sustentáveis de diversos países da América Latina.

Agricultura familiar da Bahia tem primeira unidade de beneficiamento de pólen apícola

A Cooperativa Canavieirense de Apicultores (Coaper), de Canavieiras, litoral Sul da Bahia, está apostando na produção de pólen, alimento que vem se destacando por suas propriedades e benefícios à saúde humana. O produto foi eleito por especialistas do Congresso Brasileiro de Apicultores como o melhor pólen do Brasil e, com apoio do Governo da Bahia, estará presente na Naturaltech 2019, maior feira de produtos saudáveis da América Latina, de 5 a 8 de junho, em São Paulo.

Equipamentos fortalecem agricultura familiar em 368 municípios

O Governo do Estado concretizou uma série de ações para o fortalecimento da agricultura familiar baiana na manhã desta segunda-feira (25). Durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Rui Costa realizou a entrega de máquinas, equipamentos e veículos para prefeituras e entidades do ramo. O ato representa um investimento de R$ 47 milhões em iniciativa que impulsiona as atividades da agricultura em 368 municípios baianos.