Educação

Começam inscrições do processo seletivo para professor na rede estadual de ensino

Já estão abertas as inscrições do processo seletivo sob o Regime de Direito Administrativo da Bahia (Reda) para professores da rede estadual de ensino. São ofertadas 2.491 vagas para a função temporária de Professor Padrão P – Grau III, com carga horária 20 horas semanais. As vagas são direcionadas para todo o Estado e englobam os municípios componentes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).  Os candidatos devem ter formação de nível superior em Licenciatura Plena.

Secretaria da Educação realiza nesta sexta-feira último aulão do Enem 100% com transmissão pela Internet

A Secretaria da Educação do Estado realiza, nesta sexta-feira (11), o último aulão do ano, do projeto Enem 100%, na sede da secretaria, no Centro Administrativo (CAB). A atividade é preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. De junho até agora, a secretaria da Educação do Estado promoveu quatro ciclos de aulões, reunindo 6.400 estudantes, de 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana.

Aulões e simulado neste sábado intensificam preparação para o Enem de estudantes em Salvador e interior

Para estudantes de Vitória da Conquista e outros municípios do sudoeste baiano, como Jequié e Itapetinga, este sábado (28), foi de muito aprendizado com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o país. Através do Programa Universidade para Todos (UPT), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), eles participaram de aulão  preparatório para o exame, no Teatro Glauber Rocha, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista.

Sistema estadual avalia aprendizado de alunos em português e matemática

Na Escola Estadual Rotary, no bairro de Itapuã, em Salvador, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental fizeram a prova do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), aplicada pela Secretaria da Educação do Estado, nesta sexta-feira (27). Mais de 170 mil alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio responderam às questões da prova, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em toda a Bahia. 
 
O resultado ajudará a construir um diagnóstico do processo de aprendizagem.

Mais um ciclo de Aulões Enem 100% é iniciado com transmissão pela internet

A Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta segunda-feira (23), mais um ciclo de Aulões Enem 100%. As revisões, preparatórias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acontecem até sexta-feira (27), no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia. Todas as aulas são transmitidas ao vivo pelo Portal da Educação e nas redes sociais da Educação Bahia, bem como pelo canal do Youtube da Secretaria da Educação do Estado. A atividade reúne 1.600 estudantes de Salvador durante a semana.

Virada educacional Transformaê movimenta rede estadual de ensino

Atividades culturais, educacionais, esportivas e ambientais fizeram parte da programação da virada educacional Transformaê, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado que movimentou as escolas de toda rede estadual de ensino nesta sexta-feira (20). Este ano, as ações foram baseadas no eixo 'Integração, Família e Comunidade' do Programa Educar para Transformar.
 
"É um momento da escola, dos jovens e da comunidade se envolverem e apresentarem os projetos que foram desenvolvidos durante o ano.

Estudantes participam de aulões do Enem em Salvador e Feira de Santana

A Secretaria da Educação do Estado está intensificando as ações voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Por meio do projeto Universidade para Todos (UPT), dois aulões serão realizados neste sábado (21) em Salvador e Feira de Santana.

Estudantes do CJCC de Jequié apresentam projeto de robótica em São Paulo

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado na cidade de Jequié, está apresentando projeto de robótica na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), em São Bernardo do Campo (São Paulo), que teve início nesta terça-feira (17) e prossegue até sábado (21). O trabalho é protagonizado por oito estudantes da rede estadual participantes da incubadora de projetos do CJCC, denominada “Prototipagem Criativa”, cujo objetivo é pesquisar e desenvolver projetos voltados para a eletrônica básica, lógica de programação e robótica educacional.