Segurança

Banda de Música da PMBA comemora 170 anos com show especial

Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia, a Banda de Música Maestro Wanderley - mais antiga em atividade no Estado e a policial militar mais antiga do Brasil - completa 170 anos na próxima terça-feira (17), quando comemora o aniversário em grande estilo com a participação de convidados especiais em uma apresentação musical no Cine Teatro Sesc Casa do Comércio, às 20h. O show promete um espetáculo memorável com a direção geral de Fernando Guerreiro e a produção de Pitty Canela.

Ronda Escolar da PM encerra 2º ciclo do projeto Ponto e Vírgula

Tinta e quatro alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no bairro Stiep, em Salvador, concluíram, na última terça-feira (10), as atividades do 2º ciclo do Projeto Ponto e Vírgula, promovido pela Ronda Escolar da Polícia Militar e voltado para prevenção da violência e autoviolência no ambiente estudantil.

Governador participa da formatura de 123 sargentos em Salvador

O governador Rui Costa participou, na manhã desta terça-feira (3), da solenidade de formatura de 123 novos sargentos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. Três turmas de formandos também receberam as novas patentes em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus, totalizando 297 novos sargentos.

PM realiza VI Curso de Motociclista Militar Escolta e Segurança

A Polícia Militar realizou a aula inaugural do VI Curso de Motociclista Militar Escolta e Segurança 2019 do Esquadrão de Motociclistas Águia na manhã desta segunda-feira (12), no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
 
O curso, que terá a duração de 45 dias, capacitará 22 policiais militares entre oficiais e praças.

Soldados do Corpo de Bombeiros passam por curso de salvamento aquático

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) participou nesta quarta (7) e quinta-feira (8), do II Curso de Salvamento Aquático promovido pelo 13° Grupamento de Bombeiros Militares de Itapuã. As atividades desta quinta são realizadas na praia de Pituaçu e são destinadas a 25 soldados do Corpo de Bombeiros Militar, do efeito de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, ensinando os procedimentos de resgates realizados por meio de aeronaves.

De acordo com o DPT, documentos veiculares são os mais recorrentes em suspeitas de fraudes

Duzentos documentos de veículos com suspeitas de fraude foram analisados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), no primeiro semestre de 2019. Responsável pela perícia em RGs, CNHs, CRLVs, passaportes, contratos, cédulas, entre outros impressos, o setor de Documentoscopia tem como função desvendar a autenticidade e autoria gráfica destes materiais, além de dar suporte nas ocorrências de crimes contra a vida, realizando a análise dos indícios recolhidos no local do delito.

Academia da PM completa 84 anos com homenagens e solenidade militar

Capacidade para comandar, tomar decisões, impor a ordem quando preciso e, principalmente, promover a polícia cidadã são as características dos oficiais que se formam da Academia de Polícia Militar da Bahia (APM). A instituição completou 84 anos nesta sexta-feira (2), com solenidade na Vila Policial Militar do Bonfim. Durante o evento foram entregues troféus aos primeiros colocados nos jogos desportivos da Academia, certificados de PM Padrão do ano de 2018 e homenagens a três policiais que completaram 30 anos de serviços prestados à corporação.

Batalhão Marítimo do Corpo de Bombeiros tem primeira mulher como tenente-coronel

Há 29 anos na corporação, Ana Fausta Araújo é a primeira mulher a chegar à patente de tenente-coronel e a ocupar o comando do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além de fazer parte da primeira turma de oficialas da Polícia Militar. “Lugar de mulher é onde ela quiser estar. Existe trabalho para a pessoa que tem competência. Se eu tenho aptidão, competência, não importa qual é o meu sexo”, afirmou Ana Fausta.

Inquérito vai apurar fake news envolvendo o governador Rui Costa

O governador Rui Costa determinou abertura de inquérito para apurar a disseminação de fake news do qual foi vítima nesta quinta-feira (11). Rui chamou a atenção para os riscos que todos os cidadãos estão expostos quando criminosos usam as redes sociais para espalhar notícias mentirosas. Na informação inverídica disseminada hoje, foi inventada uma conversa entre o governador e o deputado Nelson Pelegrino em um grupo de Whatsapp. O criminoso ainda simulou que a informação sobre o tema foi postada em um site de notícias.