Carnaval

Reconhecimento Facial captura 42 foragidos no Carnaval de Salvador

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 42 foragidos da Justiça, no Carnaval de Salvador. A informação foi apresentada na manhã desta quarta-feira (25), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, durante coletiva de balanço da festa.
 
Entre os suspeitos flagrados (40 homens e duas mulheres) e com ordem judicial de prisão, estavam dois envolvidos em homicídios, 13 relacionados a tráfico de drogas, 14 procurados por roubos, três ligados a furtos, entre outros casos.

Rede hoteleira de Salvador tem ocupação média de 95% no Carnaval

Todos os anos, milhares de turistas desembarcam em Salvador para curtir o carnaval, impulsionando a rede hoteleira. O clima, as praias e a grande diversidade cultural, além da boa infraestrutura e serviços de qualidade, são atributos da capital baiana para atrair os visitantes. Não foi diferente em 2020, que registrou no período uma média de ocupação de 95% na rede hoteleira, composta por mais de 40 mil leitos
 
"Foi um carnaval excelente, tanto na capital quanto no interior do estado, que também teve ocupação acima dos 90%.

Pelourinho registrou 145 horas de música no Carnaval

As secretarias da Segurança Pública (SSP), de Cultura (Secult), de Políticas para as Mulheres (SMP) e do Turismo (Setur) divulgaram, na manhã desta quarta-feira (26), o balanço das ações realizadas no Carnaval 2020. A apresentação ocorreu na sede do Comando Geral da Polícia Militar (PMBA), no Largo dos Aflitos, em Salvador. 
 
O Circuito Batatinha (Pelourinho) registrou 145 horas de música, distribuídas em 85 shows, ocorridos em quatro palcos, com estilos diferenciados, segundo a Secult.

Daniela Mercury e Ivete brilharam no último dia do Carnaval da Bahia

As cantoras Ivete Sangalo e Daniela Mercury reinaram absolutas no Circuito Osmar (Campo Grande-Avenida), seguidas pela banda Duas Medidas, na terça-feira (25), último dia do Carnaval da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa. No Circuito Dodô, desfilaram Tony Sales, com a banda Parangolé, Bruno Magnata, com a La Fúria, Denny Denan, Luana Monalisa, Teus Santos e Nata do Samba.
 
Vestida de Rainha Arqueira, Ivete arrastou uma multidão, que delirou com seu jeito brincalhão e pulou ao som das músicas do seu novo EP.

Central de Intérprete de Libras garante atendimento a surdos e surdas no Carnaval

O Governo da Bahia, por meio do Plantão Integrado de Proteção aos Direitos Humanos, está garantindo atendimento às Pessoas com Deficiência (PcD's) durante o Carnaval. Desde o primeiro dia de folia, a Central de Intérprete de Libras (Cilba), coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), já atendeu quase 140 PcD's e, dessas, grande parte são surdos e surdas.
 
O atendimento está sendo realizado durante as abordagens em camarotes acessíveis e pela Central instalada no Plantão Integrado, localizado na sede do Procon-BA.

Ivete, Daniela Mercury e Parangolé são atrações do último dia de Carnaval

O último dia da programação do Carnaval da Bahia, promovida pelo Governo do Estado, será marcado pelas apresentações de Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Lincoln & Duas Medidas no Circuito Osmar (Campo Grande). Já o Circuito Dodô (Barra-Ondina) recebe Parangolé, La Fúria, Denny Denan, Luana Monalisa, Teus Santos e Nata do Samba.
 
Ivete leva para a folia o projeto 'Live Experience', com destaque para as músicas 'O Mundo Vai', 'Não Me Olha Assim' e 'Coisa Linda', lançadas recentemente pela cantora em um EP.

Ritmos de matrizes africanas embalam penúltimo dia de Carnaval do Pelô

O penúltimo dia de Carnaval do Pelô já começou a deixar um clima de saudade nos corações dos foliões. Mesmo assim, o que não faltou foi animação. Percussão, jazz, samba, rap e arrocha entraram neste caldeirão musical.
 
A espiritualidade e música de matrizes africanas abriu a programação no palco principal. 'Saudação às Matriarcas' teve como proposta fundir ritmos ancestrais das nações Ketu, Gêge e Angola, como Ilú, Ijexá, Alujá, Kabila, com o jazz.

Teste rápido identifica drogas sintéticas em menos de um minuto no carnaval

Para dar mais agilidade na análise de substâncias apreendidas nos circuitos durante o carnaval, o departamento de Polícia Técnica (DPT) está realizando testes rápidos capazes de identificar drogas sintéticas como LSD, Cocaína e ecstasy em um minuto. As substâncias apreendidas pelas polícias Civil e Militar são encaminhadas para análise no posto do DPT instalado no Farol da Barra.