Série em desenho Icamiabas

Em outubro, a TVE preparou uma série de novidades para celebrar o mês das crianças. A emissora, que tem a maior programação infantil da tv aberta na Bahia, oferece, a partir do dia 4, grandes novidades para divertir e educar a garotada, com a estreia de filmes, séries e conteúdos especiais. Toda a programação da emissora pública não expõe as crianças a publicidade comercial e a cenas de violência.

Uma das novidades é a exibição da série animada ‘O diário de Mika’, a partir do dia 4. Exibida de segunda a sexta-feira, ao longo da programação infantil, a produção conta a história de Mikaela (Mika), uma menina de quatro anos muito curiosa, que está aprendendo a lidar com todas as novidades que o mundo tem a oferecer. A cada acontecimento que surge em sua vida, ela corre até seu quarto e, por meio de desenhos feitos em seu tablet, conta o que está acontecendo para seus amigos brinquedos.

Neste mesmo dia, às 18h, a série baiana de ficção ‘Francisco só quer jogar Bola’ está de volta na emissora e vai contar, de segunda a sexta-feira, a história de um menino de 10 anos que ama jogar futebol, mas só encontra dificuldades. A obra tem música-tema assinada por Arnaldo Antunes e acompanha a jornada de Francisco e sua turma para conquistarem espaço para brincarem e viverem plenamente suas infâncias.

Série e filmes em curtas e longas-metragens de animação também estarão presentes na programação com a Mostra ‘Animaí’. Algumas obras vencedoras da mostra competitiva de animação, entre elas, produções baianas, serão exibidas todas as quintas-feiras, sempre às 21h, a partir do dia 7. Quem abre a programação é a série  ‘Icamiabas na Cidade Amazônia’, de Belém, no Pará.

As Icamiabas Iuna, Laci, Conori e Thyhi são estagiárias dos deuses que têm que proteger a fantástica Cidade Amazônia de ameaças extraordinárias como o esfomeado Mapim-Guari, a cobra grande Boiuna e o totalitário Anhangá. Com o tema ‘Caminhos das Memórias’, a Sessão Cinemateca homenageia o Dia da Preservação Audiovisual, em 27 de outubro. Além da exibição de longas-metragens durante todo o mês de outubro, a programação traz uma Sessão Especial para as Crianças, no dia 10, a partir das 14h, com a exibição dos curtas-metragens ‘A guardiã e o Sumiço da Cachoeira’, ‘O filme de Carlinhos’, ‘Orun Aiyê: a Criação do Mundo’, além de ‘Miúda e o Guarda-chuva’ – único não selecionado no Prêmio de Exibição Audiovisual, edital promovido pela Funceb que integra o Programa Aldir Blanc Bahia.

A série infanto-juvenil  ‘A Professora de Música’ homenageia a professora Aída Duarte e os recitais que ela realizava na cidade de Ipiaú, na Bahia. Na ficção, a professora e sua ajudante organizam um recital de música com os alunos do curso, mas este é ameaçado pela falta de som, já que o evento não conseguiu o apoio de empresários locais nem da prefeitura. O projeto foi selecionado pelo Edital de Apoio à Produção Audiovisual Baiana de 2014, realizado pelo IRDEB, em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio vai ao ar também no dia 10, às 15h.

No dia 12, a partir das 10h, a Mostra ‘Amotara’ vai mostrar as crianças do povo Huni Kuĩ, que vivem na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Humaitá, no Acre. A vida na aldeia, brincadeiras, pescaria, festa e histórias serão retratadas em nove vídeos, feitos pelos cineastas Nilson Tuwe Huni Kuĩ e Adelson Siã Huni Kuĩ, que fazem parte do Tecendo Saberes, projeto que abre espaço para o olhar das crianças sobre a sua cultura e revela sua beleza para o mundo.

Além da TV, toda a programação pode ser acompanhada pelo www.tve.ba.gov.br/tveonline.  

SERVIÇO:
Programação Especial do Dia das Crianças na TVE
Quando: A partir do dia 4, em diversos horários pela manhã e tarde
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline

Fonte: Ascom/ Irdeb