Susalva - suinocultura
Foto: Seplan

A comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, que cumpre agenda internacional em Portugal, realizou, nesta terça-feira (19), uma visita técnica ao empreendimento Susalva, do segmento de suinocultura intensiva, localizada em Foros de Salvaterra, região do Ribatejo, em Portugal. A empresa pertence ao Grupo Euroeste, que já investe na Bahia, no município de Barra, onde iniciou um projeto agropecuário com 3 mil bois criados com auxílio de tecnologia de pivô de irrigação e pretende iniciar uma experiência em suinocultura, que incialmente terá um pavilhão de 1,6 mil leitões.

“Aqui em Portugal, a Susalva produz uma média de 35 leitões por porca ao ano, enquanto que a média no Brasil é de 25 leitões ao ano. O nosso interesse é atingir esta alta produtividade também na Bahia”, destacou João Leão, que enalteceu o potencial do estado e a importância da parceria com empreendimentos que possam trazer para a Bahia a expertise que resulte em altos índices de produtividade.

Participaram do encontro com os empresários sócios do Grupo Euroeste, os portugueses Pedro Garcia de Matos e José Coimeiro, que receberam a “Chave do Céu”, homenagem por ajudarem na implantação da Fazenda Escola Modelo, de Barra, além do reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira.

Ainda nesta terça-feira (19), desta vez em Lisboa, a comitiva irá apresentar o potencial agrícola, com foco em vitivinicultura e agroindustriais de grãos e sucroalcooleiras, oportunidades de investimentos no turismo e demais segmentos da Bahia para a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

Roteiro

Em Portugal, a comitiva, que visa à atração de investimentos para a Bahia, passará por diversas localidades como Lisboa, Évora, Algarve, Alentejo e Torres Novas, onde conhecerá de perto o processo de produção de vinhos e embutidos e se reunirá com ministros do país lusitano.

Na França, além da participação no Salon du Chocolat, em Paris, a comitiva irá visitar a região de Champagne, onde também encontrará produtores locais de vinho para rodadas de negócios. Ao longo das visitas serão apresentadas aos empresários locais as oportunidades de investimentos na Bahia.

Fonte: Ascom/Seplan